Por uma série de motivos, o retrofit é uma das estratégias de sustentabilidade mais importantes a serem adotadas nas grandes cidades. Primeiro pela possibilidade de preservar a história do lugar e requalificar áreas degradadas. Depois por prolongar a vida útil das edificações, permitindo que elas adquiram uma nova função, evitando demolições e reconstruções.
Recém certificado com o Selo EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) para a etapa de projeto (Preliminary Certificate), o Ed Conselheiro Crispiniano se baseia nesse conceito. O edifício comercial construído nos anos 1960 em uma das ruas mais movimentadas do centro de São Paulo, estava abandonado quando foi adquirido pela IRR Capital, detentora da Citas. A empresa tem como propósito transformar prédios subutilizados e em péssimo estado de conservação em edifícios residenciais modernos, com apartamentos e estúdios que possam ser alugados.
Com unidades residenciais de diferentes tipologias, o Ed Conselheiro Crispiniano se enquadra no programa Requalifica Centro, que oferece benefícios fiscais aos empreendedores que modernizarem prédios na região central da cidade para criação de moradias.
Estratégias EDGE
Para atestar a eficiência e a sustentabilidade do projeto, a Citas recorreu ao selo EDGE, que tem como principais características a agilidade e a baixa complexidade. “Um aspecto interessante dessa certificação é contar com uma plataforma on-line intuitiva onde a equipe própria da Citas consegue inserir os dados e avaliar o desempenho das soluções”, revela Camila Orlando, consultora da Unidade Sustentabilidade do CTE, responsável pela auditoria desse projeto.
“Além disso, como ocorre em outras certificações, o EDGE valoriza bastante o reaproveitamento de materiais, justamente o ponto mais forte do Ed Conselheiro Crispiniano”, continua Orlando. A especialista lembra que ao aproveitar estruturas existentes, projetos de retrofit evitam a retirada de materiais do meio ambiente e reduzem o consumo de recursos durante a construção. Eles também criam oportunidades para utilizar a infraestrutura urbana instalada e promover a reocupação de áreas urbanas deterioradas. No projeto da Citas, a reutilização da estrutura do edifício possibilitou reduzir em torno de 70% a energia incorporada aos materiais de construção.
A iniciativa de entregar as unidades habitacionais equipadas com eletrodomésticos eficientes, assim como a instalação de lâmpadas led nas áreas comuns e nas unidades, contaram pontos para a certificação EDGE no quesito energia. Também contribuiu para o resultado a pintura da fachada com cores claras, que absorvem menos calor, reduzindo o consumo de energia do edifício. Com essas ações combinadas foi possível reduzir cerca de 30% o consumo de energia, em comparação a um projeto-referência.
Com relação à água, o Ed Conselheiro Crispiniano prevê a instalação de vasos sanitários dual flush, além de chuveiros e torneiras com baixa vazão. Simples e de baixo custo, tais estratégias permitiram economizar 23% o consumo de água no projeto.
Sobre a Citas e a IRR Capital
A Citas é uma marca da IRR Capital dedicada a converter edifícios degradados no centro de São Paulo em apartamentos e estúdios para locação. A ideia é contribuir para a preservação do patrimônio urbanístico da cidade e levar maior qualidade de vida às pessoas, com a redução de tempo, dinheiro e energia nos deslocamentos urbanos.
Criada em 2017, a IRR Capital nasceu para atuar unicamente em reestruturação e gestão de ativos imobiliários com problemas complexos.