Qualidade & Desempenho

Qualidade Real de Obra EZTEC

Projeto

Com 40 anos de história, a EZTEC já lançou mais de 130 empreendimentos, totalizando mais de 4,2 milhões de metros quadrados de área construída e em construção e 28.230 unidades. A EZTEC S.A. integra o Novo Mercado da Bovespa e é negociada com o código EZTC3.

Desde que o programa iniciou em 2003, a EZTEC tem sido parceira estratégica do CTE, participando ativamente da evolução do QRO. Sempre com foco em atuar em diferentes faixas de renda do mercado de incorporação, com foco em médio e alto padrão, a EZTEC, buscava uma forma para avaliar de forma isenta, objetiva e quantitativa os resultados no produto final executado pelas obras, depois de toda a gestão da qualidade realizada nos processos.

Inicialmente, a equipe de Qualidade e Desempenho CTE atuou em dois pontos de atenção. O primeiro foi na necessidade de padronizar os critérios de avaliação da qualidade do produto executado para cada serviço executado na obra, desde a locação de obra até os serviços finais de acabamento. O segundo ponto foi a conscientização da equipe de obras sobre o propósito de uma avaliação externa isenta para a qualidade da execução da obra, não no sentido de cumprir uma “fiscalização”, mas com o objetivo de auxiliar a analisar e definir ações de melhoria.

Com quase uma centena de obras acompanhadas através do QRO, a EZTEC tem um padrão de qualidade para todas as obras, avaliação quantitativa do produto executado em cada serviços de obra (permitindo o “benchmark” entre todas elas), entrega de unidades para o cliente na primeira vistoria, e ocorrências de assistência técnica minimizadas.

“Antes mesmo da abertura de capital e da obtenção de certificação ISO 9001 e PBQP-H, a EZTEC já havia implantado o QRO em suas obras. O objetivo inicial estava alinhado à padronização da execução dos serviços, do controle de materiais e da gestão da qualidade como um todo. Através da consultoria do CTE, transferimos para o papel todas as práticas de execução até então utilizadas e isso nos propiciou um crescimento de forma mais organizada”, afirma Gustavo Martins Romanelli, Gerente Técnico da EZTEC.

A apuração periódica de resultados das obras nos permite retroalimentar o sistema. Analisamos os pontos críticos, desenvolvemos soluções, avaliamos fornecedores e equipes e, com isso, obtemos uma melhoria contínua na qualidade do produto final e da gestão. Entre os pontos fortes do QRO, destacamos sua flexibilidade e a grande facilidade de adaptação durante todo o crescimento da EZTEC.

”Novas obras, novas tecnologias e critérios de aceitação são sempre discutidos e adequados sem problemas” finaliza Romanelli.

keyboard_arrow_up