fbpx

Amata – Roadmap para a madeira Engenheirada

Projeto

Qual o caminho para a consolidação da MADEIRA ENGENHEIRADA na construção de edifícios no Brasil? Encaramos esse desafio ao realizar o “Roadmap da Madeira Engenheirada” e aqui contamos um pouco do processo de construção desse projeto.

Frente ao cenário extremamente conservador do setor brasileiro da construção civil, a estruturação desse Roadmap demandou um estudo inicial da intersecção entre o setor da madeira e o da construção civil. Esse estudo buscou identificar os segmentos relevantes que contribuem com a consolidação da madeira engenheirada no país, para compreender a lógica da cadeia e estruturar um plano de ação.

O primeiro passo foi entender se existe alguma restrição legal ou normativa para o uso dessa tecnologia e, para isso analisamos detalhadamente uma ampla gama de referências normativas municipais, estaduais e federais. Estudamos normas técnicas brasileiras, instruções técnicas (IT) do Corpo de Bombeiros, leis, decretos e portarias relacionadas ao uso da madeira em construções, incluindo o beneficiamento, tratamento, transporte e montagem da madeira, além do uso e operação de uma unidade construída em madeira. 

O levantamento também incluiu a análise das diretrizes e regulamentos de agentes financiadores de obras, de seguradoras e metodologias de certificações voluntárias voltados para o setor da construção especificamente relacionadas a qualidade, desempenho e sustentabilidade.

Além de identificar se há ou não restrições documentadas sobre o uso de um determinado material, foi necessário entender também a percepção que os profissionais do mercado de incorporação e construção têm em relação ao uso da tecnologia. Para isso foram feitas entrevistas com os gestores de empresas de referência nesse mercado, onde pudemos entender as visões dos empresários brasileiros sobre o tema.

Com todas as informações levantadas foi possível estabelecer as iniciativas que a Amata poderá adotar nesse percurso, de maneira proativa, para fomentar a adoção dessa tecnologia bastante sustentável e que contribui para um caminho de industrialização na construção.

keyboard_arrow_up