fbpx
Sustentabilidade

Eldorado Business Tower

Projeto

O primeiro edifício certificado Leed® Platinum da América Latina: Eldorado Business Tower

A localização na cidade foi a principal inspiração do projeto de arquitetura do Eldorado Business Tower, concluído em 2007. Situado no terreno de um dos mais antigos e tradicionais shoppings de São Paulo, o Eldorado, a implantação do projeto se integrou à paisagem das marginais do rio Pinheiros. Sua arquitetura marcante e imponente, foi projetada pelo escritório Aftalo & Gasperini Arquitetos, e construído pela Gafisa S.A.

Sua proximidade com o shopping não é apenas física, mas também projetual, tendo integração é feita a partir de uma passarela e uma praça suspensa, voltada para o shopping e para o nascer do sol. Todos os pavimentos usufruem vistas abertas, já que o edifício se sobrepõe às construções vizinhas, composta por casas, pelo próprio shopping e o Jockey Club, do outro lado do rio.

O empreendimento com área construída de 128.645 m², em um terreno de 10.379 m2, é composto por 32 pavimentos, 4 subsolos (1.805 vagas), edifício garagem com 7 pavimentos, centro de convenções e heliponto.

No ano de 2009, o Eldorado obteve o LEED® C&S – Platinum, o mais alto nível de certificação Greenbuilding pelo USGBC (United States Greenbuilding Council). Sendo o primeiro empreendimento certificado nessa categoria em toda a América Latina, o oitavo no mundo e o terceiro fora dos Estados Unidos, país de origem do USGBC.

A certificação

A certificação LEED® C&S (for Core & Shell) – avalia e reconhece as soluções e tecnologias sustentáveis adotadas no projeto e na obra para reduzir os impactos ambientais de uma edificação, considerando o núcleo do edifício, todas as áreas comuns e as fachadas da edificação.

O Projeto

Em 2007, a Unidade de Sustentabilidade CTE iniciou os serviços de Consultoria de Certificação EED® C&S para o projeto. A consultoria incluiu desde a análise dos projetos de arquitetura, paisagismo e sistemas prediais, até o acompanhamento da obra para a minimização dos impactos ambientais e orientação da equipe de suprimentos.

Ao todo, foram mais de 2 anos de trabalho intensivo para encontrar tecnologias e soluções que garantissem melhor performance para o edifício, em um momento que o mercado ainda não estava preparado para fornecer informações técnicas específicas sobre seus equipamentos e materiais.

Naquele momento, o maior desafio foi identificar as melhores tecnologias e educar a indústria em relação aos atributos ambientais requeridos pela certificação, algo que até então não fazia parte do critério de compras dos times de suprimentos.

Em determinadas situações, a ausência de soluções ou informações de produtos nacionais direcionou para a compra de materiais e equipamentos importados, como o sistema de ar condicionado e vidros da fachada.

Para Luís Fernando Bueno, ex-Diretor de Operações da Gafisa, empresa responsável pela incorporação e construção do Eldorado Business Tower:

“O EBT nasceu com a premissa de ser um dos mais modernos do mundo e ecologicamente correto. Isso norteou toda a sua concepção e obra, que se transformou em um novo marco urbano na cidade de São Paulo e do País. A certificação é o reconhecimento internacional não só do trabalho de toda equipe envolvida, como também do Brasil em produzir obras no mais alto padrão de qualidade, tecnologia e sustentabilidade do mundo.”

Resultado do Projeto

Entre os principais resultados que demonstram a alta performance ambiental do Eldorado Business Tower, destacam-se:

  • 33% de economia de no consumo de água potável, comparado ao padrão norte-americano.
  • 100% de economia de água potável para irrigação.
  • 18% de economia no consumo de energia.
  • 74% de todo resíduo gerado na obra foi desviado de aterros.
  • 30% de todo material empregado é de origem reciclada.
  • 50% de todo material adquirido é de origem local.
  • 95% de toda madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council);
  • 25% de redução da vazão e volume de água lançada na rede pública durante as chuvas.

Veja também

Receba nossas novidades


keyboard_arrow_up