fbpx
Inovação & Tecnologia

Em busca dos melhores resultados do uso da madeira engenheirada

Projeto

A Unidade de Inovação e Tecnologia do CTE, acompanhou de perto todo o processo de construção de uma das primeiras obras comerciais da cidade de São Paulo que utilizou madeira colada engenheirada em sua estrutura, material que vem oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis para o segmento da construção civil.

Alcançar os melhores resultados com uma nova tecnologia construtiva é uma tarefa que requer, não só muita paciência, como também uma sistemática para coleta e análise de dados relacionados ao processo construtivo. 

Foi com essa intenção que a Amata contratou a unidade de Inovação e Tecnologia do CTE para fazer o acompanhamento de uma das primeiras obras comerciais da cidade de São Paulo que utiliza madeira colada engenheirada em sua estrutura. 

Nesse setor bastante conservador, construções executadas com estrutura em madeira são muito escassas e essa tecnologia é praticamente desconhecida pelos profissionais da área. 

Realizada em uma das regiões mais nobres da cidade de São Paulo, a obra de uma loja conceito de chocolates foi concebida para utilizar técnicas construtivas sustentáveis.  Além desse tipo de construção contribuir para a captura de CO2 da atmosfera, o aspecto da madeira aparente representa a conexão com a natureza, tão rara nos grandes centros metropolitanos. 

A promessa de uma construção rápida, seca e racionalizada também contribui para a sustentabilidade da solução que, em geral, evita desperdícios e retrabalhos. 

O sistema estrutural adotado para a execução dessa obra procura demonstrar as possibilidades da madeira engenheirada para a construção civil em larga escala. Assim foi prevista a utilização de peças de madeira engenheiradas que além de terem características adequadas de segurança e estabilidade, têm um baixo impacto ambiental. Para isso, estão presentes duas tecnologias de fabricação dos elementos estruturais:

  • Madeira Lamelada Colada – MLC: utilizado nos pilares e vigas. Esses elementos são fabricados com lamelas de madeira coladas com adesivos estruturais, resistentes à umidade, tratados com produtos para evitar a ação de insetos e para retardar a ação de fogo. Para a fabricação desses elementos estruturais são utilizadas pequenas peças de madeira que são unidas por colagem, ficando dispostas de tal maneira que as suas fibras estejam paralelas entre si
  • Madeira Lamelada Colada Cruzada – CLT (Do inglês: Cross-laminated timber): utilizada nos painéis que compõem as lajes e paredes estruturais, Nesse caso as peças são fabricadas com tábuas (ou lamelas) de madeira serradas, coladas e prensadas em camadas, onde cada camada orienta-se perpendicularmente à anterior.  Essa composição cruzada permite uma maior rigidez estrutural, com boa resistência à tração e compressão.

A equipe do CTE acompanhou essa construção, levantando os métodos de execução de cada atividade relacionada à montagem da estrutura. Como resultado, foram identificados os índices de produtividade, as principais dificuldades e as soluções adotadas dos problemas. Uma grande oportunidade para pontuar algumas necessidades de melhoria a serem estudadas para que nas próximas obras, as métricas de produtividade apontem uma maior eficiência, com menos contratempos para serem resolvidos durante a montagem no canteiro de obras .

 

keyboard_arrow_up