Gerenciamento

Boulevard Londrina Shopping

Projeto

O Boulevard Londrina Shopping, concebido pela Sonae Sierra Brasil e atualmente administrado pela Aliansce Sonae, possui uma temática que homenageia a cidade de Londrina – “Pequena Londres”. O projeto arquitetônico idealizado pelo escritório Laguarda Low de Nova Iorque e tropicalizado em Londrina pelo Spagnuolo Arquitetura, contou também com conceito luminotécnico da T Kondos, também de Nova Iorque. O
projeto conta com ambientação com temas britânicos como London Eye e o Big Ben, bem como sanitários temáticos da Alice no País das Maravilhas, Sherlock Holmes, Guarda da Rainha, entre outros.

O trabalho da Unidade de Gerenciamento CTE da obra do shopping englobou desde a coordenação dos projetos executivos até a fiscalização da execução do empreendimento, incluindo o controle e gestão de custo, prazo, qualidade, escopo, RH, aquisições, meio ambiente, saúde e segurança.

O Shopping teve investimento na ordem de R$ 320 milhões, com aproximadamente 48 mil m² de ABL (Área Bruta Locável) e área construída de 140 mil m². Distribuído em dois pisos com 238 lojas, sendo 173 lojas satélites e 6 âncoras, 5 semiâncoras, 31 lojas de fast food, 3 restaurantes, um hipermercado, 7 salas de cinema, além do estacionamento.

A obra possuiu diversos desafios que foram vencidos ao longo do seu andamento. Um deles foi a dificuldade da construtora para contratação de mão-de-obra direta, que no pico de obra chegou a um efetivo de 1.200 colaboradores diretos e 40 empresas subcontratadas. Por isso, a OAS, construtora contratada pela SSB, construiu 3 alojamentos para acomodar os colaboradores trazidos de diversas regiões do país.

Isso trouxe um enorme impacto na economia e dinâmica da cidade. O CTE ,inclusive, monitorava junto à assessoria de imprensa contratada pelo BLS os acontecimentos da cidade causados pela obra, direta e indiretamente.

Um outro grande desafio foi a execução da estrutura metálica da região dos cinemas e o acesso principal do empreendimento, carinhosamente chamado de “bico”. A estrutura curva possuía uma altura de aproximadamente 25 metros de altura e 40 metros de largura, sem apoio central, descia em curva até encontrar o solo onde encostava uma ponta.

Unindo a experiência de cada colaborador a todo o know-how do CTE, nossa equipe enfrentou um grande desafio profissional para comandar a construção e viabilização de um empreendimento desse porte e bastante complexo. O mais importante é que a equipe se manteve motivada para atuar ao longo dos quase três anos do projeto.

No âmbito sustentabilidade, o shopping traz um sistema de captação de águas pluviais, reutilizadas nas redes de incêndio, irrigação e limpeza. A concepção e implementação do Boulevard Londrina segue um sistema de gestão e monitoramento automatizado, garantido a otimização dos recursos, com a finalidade de minimizar os possíveis impactos ao meio ambiente, seguindo as diretrizes da política de responsabilidade corporativa da Sonae Sierra Brasil.

Todos esses procedimentos foram monitorados para que a obra obtivesse a certificação ISO 14001, que atesta a preocupação ambiental durante a construção e certificação em Segurança e Saúde de acordo com a norma OHSAS 18001 (Sistema de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional), certificados conquistados em novembro de 2012, através da certificadora Lloyd&s Register Quality Assurance.

Receba nossas novidades


keyboard_arrow_up