Saiba como funciona a nova certificação Active Score

Você sabe como funciona o Active Score? O movimento de certificação ambiental de edifícios mantém-se dinâmico em todo o mundo, em função da necessidade de diminuir os impactos ambientais das construções e de melhorar as condições de saúde e bem-estar dos usuários. 

Para mensurar o valor de cada ação incorporada aos projetos e obras, com credibilidade e transparência, novos referenciais surgiram, como o Active Score.

Hoje vamos falar sobre essa certificação, criada no Reino Unido em 2017. Siga conosco para saber mais sobre esse selo que tem foco na promoção da mobilidade ativa.

O que é a certificação Active Score?

Active-Score-2

Active Score é uma certificação para edifícios que surgiu para complementar outros selos green buildings já existentes, como o LEED. Isso porque, ela confere atenção especial à promoção da mobilidade ativa. 

Nos processos de certificação multiatributos, esse tema é abordado de forma mais sucinta, geralmente se limitando a reconhecer a instalação de bicicletários, chuveiros e vestiários, ou a proximidade da edificação à infraestrutura de ciclovias.

Como funciona a certificação Active Score?

“A certificação Active Score, por outro lado, amplia essa perspectiva ao enfocar de forma mais detalhada outros aspectos que influenciam a mobilidade ativa”, explica Carolina Ribeiro, consultora de sustentabilidade no CTE, acreditada como Active Score AP

Ela cita algumas ações que geram pontuação no processo Active Score:

  • Iniciativas para promover outros tipos de modais ativos além da bicicleta comum. Entre eles, patinetes, scooters, bicicletas adaptadas para usuários com mobilidade reduzida, bicicletas elétricas e bicicletas dobráveis;
  • Desenvolvimento de uma comunicação visual atrativa e indicação de caminhos (wayfinding) para os espaços de circulação e armazenamento;
  • Abordagem em relação à segurança, incluindo a implementação de sistemas de acesso, monitoramento por CFTV e iluminação por sensores de presença;
  • Provisão de facilidades para a manutenção de bicicletas no local;
  • Estímulo aos esquemas de compartilhamento;
  • Implementação de ações voltadas para comunicação e educação sobre o tema;
  • Flexibilidade para a expansão futura de modais ativos.

Mobilidade ativa e descarbonização

Embora não seja um requisito formal da certificação, o Active Score incorpora a “Clean Air Calculator”, uma ferramenta para mensurar o impacto na qualidade do ar, por meio de cálculos de redução de emissões de CO₂ e de material particulado pelo uso de modais de baixo ou zero impacto. 

A Active Score, inclusive, possui alguns estudos voltados para a América Latina e Brasil. Um deles pode ser conferido neste artigo, que dimensiona o potencial de redução de CO₂ pela substituição de carros por bicicletas.

 O trabalho analisa três cenários, com a substituição dos veículos movidos à combustão por 1%, 5% e 10% de bicicletas, em diferentes cidades. 

Em São Paulo, por exemplo, se houvesse uma substituição de 5% de veículos automotores por bicicletas, seria possível poupar a emissão de 84,9 milhões de toneladas de CO₂. 

Quais são os pré-requisitos para obter a certificação?

A certificação Active Score é aplicável a qualquer tipo de edificação, seja em fase de projeto ou operação. De forma análoga a outros processos de certificação, é possível obter o selo em diferentes níveis, em função da quantidade de pontos obtidos:

  • Certified — 0 a 39 pontos
  • Silver — 40 a 59 pontos
  • Gold — 60 a 79 pontos
  • Platinum — 80 a 99 pontos
  • Platinum 100 — 100 pontos

Uma das particularidades da certificação de mobilidade é que não há pré-requisitos, ou seja, requisitos de atendimento obrigatório. 

A metodologia foi projetada para permitir melhorias independentemente do escopo ou orçamento do desenvolvimento. Além disso, qualquer pontuação, por menor que seja, já é suficiente para alcançar o nível Certified. 

Isso significa que basta o projeto incorporar um número mínimo de bicicletários e chuveiros para conquistar o selo no nível inicial.

Para quais empreendimentos o processo Active Score é indicado?

A certificação de mobilidade ativa é aplicável a todos os tipos de edifício, tanto os novos, quanto os existentes, incluindo:

  • Comercial — Sedes corporativas, prédios de escritórios, parques industriais.
  • Empreendimentos de grande escala — Condomínios, bairros e comunidades
  • Empreendimentos de uso misto
  • Empreendimentos residenciais
  • Varejo — Desde lojas a shopping centers
  • Hotéis
  • Portfólios de propriedades.

As ações reconhecidas pela certificação Active Score são de simples implantação, a maior parte delas, voltadas à oferta de infraestrutura para os usuários de modais ativos.

O principal desafio está na oferta de locais de armazenamento, nem tanto para as bicicletas, mas especialmente para os diferentes modais que ainda não são tão usuais no Brasil, como patinetes e scooters.

Benefícios proporcionados pela certificação de mobilidade ativa

Active-Score-3

A certificação ambiental de um empreendimento é um atestado do comprometimento de seus gestores/proprietários com a sustentabilidade e o bem-estar dos usuários.

Em especial no caso do Active Score, é possível associar a certificação com uma série de benefícios adicionais. Destacamos, entre eles:

  • Incentivo ao uso de modais de transporte não poluentes, contribuindo para a descarbonização das cidades;
  • Promoção de saúde e bem-estar dos usuários. Segundo pesquisas realizadas pelo Active Score, 82% dos ciclistas relataram ficar menos estressados quando vão de bicicleta para o trabalho. Outro dado interessante: em média, os trabalhadores que usam modais ativos tiram 1,3 menos dias de licença médica por ano do que os passageiros não ativos.
  • Valorização do empreendimento, além da maior retenção de inquilinos.
  • Sustentabilidade. A certificação Active Score pode ajudar a empresa ou o edifício a cumprir metas ESG (sigla do inglês Environmental, Social and Governance), bem como de descarbonização.
  • Colabora para a conquista de outras certificações, como Well, LEED e Gresb.

Conclusão

Na visão do CTE, a promoção dos modos de transporte sustentáveis é determinante para garantir a saúde das cidades e das pessoas que vivem nelas.

Com custo acessível, que não varia em função da área da edificação, a certificação Active Score é uma aliada importante para tornar os edifícios mais acolhedores para os usuários de modais ativos e menos poluentes.

Embora esse referencial ainda seja pouco conhecido no Brasil, mais de 450 projetos em quinze países diferentes já foram certificados pelo Active Score.

Líder em consultoria para green buildings, o CTE possui profissionais acreditados Active Score AP para auxiliar seus clientes na busca por essa certificação. Entre em contato para obter mais informações!

Receba nossa newsletter