fbpx

A certificação Fitwel e os profissionais Fitwel Ambassadors

9 de julho de 2020

Publicada em 2017 e embasada em mais de 5.000 estudos acadêmicos, a certificação Fitwel visa um futuro mais saudável, composto por edifícios e comunidades projetados e operados de modo a fortalecer a saúde e o bem-estar de seus usuários.

Constituída por 12 categorias, seccionadas em mais de 70 estratégias, a pontuação encontra-se atrelada à relevância de cada tema e a quantidade de impactos positivos resultante da implementação de cada uma delas. Entre os impactos positivos avaliados, encontram-se o aumento da atividade física, segurança dos ocupantes, redução da morbidade e absenteísmo, equidade social para populações vulneráveis, aumento do bem-estar, saúde da comunidade, e acesso a alimentos saudáveis. Todas as estratégias são voluntárias, sem itens mandatórios de atendimento, permitindo assim sua ampla aplicabilidade e corroborando para que o Fitwel seja considerado o principal sistema global de certificação em saúde.

Atualmente a certificação Fitwel conta com mais de 340 projetos certificados ou em fase de certificação, 940 projetos registrados, e um total de 732 mil pessoas impactadas. O Fitwel Portal, ferramenta oficial para benchmark e documentação do processo de certificação, já conta com mais de 2.700 usuários globais.

Entre os usuários globais do sistema encontram-se os Fitwel Ambassadors; líderes e participantes ativos no movimento de construções mais saudáveis. O reconhecimento atesta a habilidade de integração das estratégias nos projetos Fitwel de diversas tipologias, assim como a capacidade de gerenciamento do processo desde a etapa de registro até a obtenção da certificação pela edificação.

Entre os benefícios proporcionados aos Fitwel Ambassadors, encontra-se o compartilhamento em primeira mão das principais atualizações e notícias relevantes sobre o tema. Além disso, os Fitwel Ambassadors contam com um prazo de auditoria reduzido de 16 semanas para apenas 12 semanas, realizado exclusivamente pelo Center of Active Design (CfAD), operador do Fitwel responsável pela certificação de terceira parte.

O processo para se tornar um profissional Fitwel Ambassador é composto por um treinamento online, e seguido por um teste com 50 questões de múltipla escolha. Além do treinamento online, a leitura dos referenciais técnicos é recomendada para o aprofundamento no tema, aplicação em futuros projetos e realização da prova online.

Atualmente o mercado conta com 1.900 profissionais Fitwel Ambassador localizados em 30 países. O Brasil, até o momento conta com 26 destes profissionais, sendo 4 deles consultores do Centro de Tecnologia em Edificação (CTE).

O CTE, conta com profissionais qualificados e com ampla experiência no mercado de certificações sustentáveis e de saúde e bem-estar, como por exemplo a certificação Fitwel. Auxiliamos e orientamos todas as partes interessadas em um projeto de modo a assegurar a obtenção da certificação no menor tempo e custo. Para saber mais, entre em contato com a gente!

Melhores Webinars de 2020!
Gabriele Rosa

Gabriele Rosa

Consultora de Sustentabilidade no CTE

Gabriele Rosa, Engenheira Civil, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Gestão Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Consultora do CTE – LEED AP EB O&M, TRUE Advisor, Fitwel Ambassador e Multiplicadora do Sistema B.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up