fbpx

Long Stay: novo conceito que está se consolidando no Brasil

21 de outubro de 2019

Nos últimos anos observou-se uma crescente entrada de players focados no desenvolvimento e administração de empreendimentos residenciais voltados para renda no Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, que é uma das maiores cidades do mundo sem uma expressiva gestão profissional no mercado de locação residencial.

Também chamados de long-stay, estes empreendimentos estão sendo desenvolvidos em bairros consolidados, com boa infraestrutura de transportes e grande oferta de empregos e serviços. Os apartamentos são mobiliados e decorados, prontos para a ocupação imediata do cliente.

Novos comportamentos do consumidor exigem mudanças na atuação

O objetivo é atender não somente às novas gerações, sem apego a patrimônio e que buscam uma maior flexibilidade na moradia dado a maior rotatividade de seus empregos, mas também outras faixas etárias, em diferentes momentos de vida, como solteiros, casais sem filhos, e os empty-nesters, casais cujos filhos saíram de casa e que buscam o aluguel como opção.

A alta qualidade dos apartamentos, associada aos serviços pay-per-use e a gestão profissional das unidades, corroboram com o discurso destes players de que os clientes aceitam pagar um pouco mais para morar e usufruir destas residências.

Este tipo de empreendimento já existe há décadas nos Estados Unidos, sendo que grande parte está concentrada na estrutura de REITs (Real Estate Investment Trust), similares aos Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) brasileiros. No Brasil, a tendência é que este nicho de mercado ganhe cada vez mais robustez, com aumento na escala dos atuais players e entrada de novos, e que estas empresas façam IPO ou estruturem FIIs para este tipo de operação.

O CTE está acompanhando esta tendência de perto!

Em setembro de 2019 foi inaugurado o VO 699, da JFL Realty, empresa fundada em 2015 com foco em empreendimentos de long-stay. Localizado na Vila Olímpia, este empreendimento possui curadoria assinada pela Casa Vogue, e contou com o gerenciamento do CTE tanto nas obras civis, como nos trabalhos de fit-out das unidades.

A JFL também possui em seu portfólio o VHouse Boutique Residences, que está operando no bairro de Pinheiros desde 2018, e teve também teve as obras gerenciadas pelo CTE.

E atualmente estamos auxiliando a MTC Realty em atividades de gerenciamento de uma obra na Vila Madalena. A MTC Realty, fundada em 2017 para desenvolver e administrar imóveis diferenciados, deve iniciar suas operações em São Paulo em breve.

Nosso escopo de gerenciamento pode englobar todo o processo de implantação do empreendimento, desde a concepção de produtos, discussão de soluções técnicas, estimativa e engenharia de custos, coordenação e compatibilização de projetos até o gerenciamento da obra.
Conheça nossas soluções, saiba como podemos te ajudar! Entre em contato conosco!

 

TAGS: Long-stay, Novo modelo residencial

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up