fbpx

Como ganhar eficiência no canteiro de obras?

17 de setembro de 2019

Além de manter o cronograma de trabalho em dia, o gestor do canteiro de obras é responsável pelo controle de custos, administração de materiais e de recursos humanos.

Manter a produtividade que leva ao resultado satisfatório é desafiador, mas possível. Siga na leitura e conheça algumas dicas importantes para você ganhar eficiência em seu canteiro de obras.

Planejamento do canteiro de obras

Estude a planta para determinar o melhor layout para instalação do canteiro de obras, áreas de vivência, entrada e saída de caminhões, descarregamento de materiais, espaço para armazenar resíduos e instalações de água e energia elétrica.

Esse planejamento deve levar em conta as Normas vigentes, entre elas: NR 18 (meio ambiente), NBR 1367 (áreas de vivência), NBR 5626 (instalação de água) e NBR 5410 (instalações elétricas).

Da mesma forma, o canteiro de obras deve ter os documentos exigidos pela legislação, mantendo no espaço uma via do alvará de construção e cópias da ART e plantas aprovadas para confirmar a regularidade em caso de fiscalização.

Os espaços a serem construídos variam conforme o tamanho e complexidade da obra, mas, de modo geral, um canteiro de obras que atende as necessidades com eficiência oferece:

  • Tapumes
  • Casa do vigia
  • Escritório
  • Alojamento, refeitório e sanitários
  • Almoxarifado, depósito de areia, de ferro e de britas
  • Central de preparo de cimento e para corte e dobragem de ferro
  • Depósito de madeira e carpintaria

Logística e eficiência: essenciais em um canteiro de obras

Administrar corretamente o armazenamento de materiais, transporte, gerenciamento de estoque e outros recursos evita falta ou excesso de materiais, aumentado a organização e produtividade e colaborando com a redução de custos!

Fazer com eficiência o controle de materiais evitar uma estocagem exagerada de produtos e levar à redução de custos – desperdício de materiais podem representar um custo de 12% ao final da obra.

Layout do canteiro de obras

Ao elaborar o layout do canteiro de obras deve-se pensar em eficiência. Seja na redução do tempo de locomoção dos trabalhadores, seja no melhor local para que equipamentos fiquem bem protegidos, o que o torna bem mais eficaz.

O layout também deve ser flexível, acompanhando as mudanças que ocorrem ao longo da obra.

Segurança e bem-estar em um canteiro de obras

A Norma Regulamentadora 18 dispõe sobre a segurança e bem-estar dos trabalhadores, prevendo a alojamentos, refeitório, vestiário, banheiros, ambulatório, escritório para administração, almoxarifado e, até, garagem para bicicletas.

Nesse sentido, a organização, limpeza e sinalização também são essenciais para um canteiro de obra operar com eficiência. Todos precisam ser conscientizados e colaborar para que o estoque esteja sempre em ordem, os resíduos no local determinado e corredores de passagem sempre livres e limpos, entre outras ações que visam a ordem, mas também a segurança de todos.

Outro item essencial é oferecer e exigir o uso, por parte de todos que trabalham ou visitam o canteiro de obras, de Equipamentos de Proteção individual (EPIs).

Gestão de qualidade leva à eficiência do canteiro de obras

Após garantir as condições de trabalho anteriormente especificadas, cabe ao gestor acompanhar as atividades, garantindo que estejam ocorrendo conforme o planejado, dentro do prazo estabelecido.

Um item importante a ser considerado, e que nem todos estão atentos, é acompanhar as previsões meteorológicas, evitando que materiais sejam afetados e tomando providências para que uma eventual mudança climática não atrapalhe o andamento e eficiência da obra.

Tecnologia no canteiro de obras: muitos benefícios

Não importa o tamanho: a administração de um canteiro de obras é um grande desafio. A boa notícia é que o mercado oferece soluções tecnológicas que tornam a gestão muito mais eficaz e prática, permitindo maior controle e obtendo redução de custos e cronogramas respeitados.

Ter eficiência no canteiro de obras impacta diretamente no resultado dos negócios. Mas com tantos detalhes a serem considerados, contar com consultoria especializada torna esse processo mais prático.

O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta consultoria para o setor de construção e pode colaborar para que seu empreendimento atinja resultados positivos. Saiba mais!

Centro de Tecnologia de Edificações

Centro de Tecnologia de Edificações

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up