fbpx

Due Diligence: avaliando riscos e oportunidades

9 de março de 2020

Com a expressiva queda da taxa de juros iniciada nos últimos anos, o mercado imobiliário brasileiro ganhou visibilidade por boa parte dos investidores. Esse cenário fez aumentar o número de transações de ativos imobiliários, principalmente daqueles localizados nos grandes centros urbanos – o ativo imobiliário pode ser um terreno com potencial construtivo, uma obra em execução, ou até mesmo o imóvel já performado, das mais diferentes tipologias.

A fim de trazer mais segurança na aquisição destes ativos, mitigando ou eliminado ou riscos da transação, o interessado busca investigar os aspectos relevantes do ativo que está em negociação, o que é feito através da Due Diligence, ou diligência prévia.

A Due Diligence subsidia de maneira imparcial e segura estas operações, avaliando a situação dos ativos, incluindo aspectos regulatórios, ambientais e de conservação, mensurando e quantificando os riscos técnicos envolvidos no negócio, incluindo a interface com as demais empresas que atuam na diligência jurídica e societária e proporcionando ao cliente segurança e uma visão ampla da realidade do negócio.

Due Diligence exige conhecimento e experiência

A realização de Due Diligences é um processo complexo, exigindo profissionais com elevado conhecimento técnico. É o caso do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações que, liderado pela Unidade de Gerenciamento, atua na área desde 2013, e já realizou Due Diligence Técnicas e/ou Ambientais em mais de 260 ativos imobiliários.

As principais etapas de um processo de Due Diligence são:

  • Análise Documental Regulatória e Técnica: avaliação dos documentos referentes ao imóvel ou terreno, tais como matrículas, IPTU, projetos legais, alvarás, projetos técnicos e licenças de operação;
  • Vistoria Técnica: visita de diagnóstico no imóvel, obra ou terreno, com foco em identificar problemas, sejam eles manifestações patológicas ou falhas de manutenção, relacionadas à condição atual do ativo;
  • Compatibilização de Projetos Legais: verificação, através de vistorias, da compatibilidade entre os projetos legais aprovados e a situação atual no imóvel;
  • Parecer Técnico Ambiental: realização de análise com foco ambiental, baseada em legislações pertinentes, licenciamento e vistoria no local, visando identificar restrições ambientais ou suspeita e indícios de contaminação, oriundas do passado ou da atual operação do imóvel.

Além dessas etapas, o processo também pode incluir a aferição de medidas como: levantamento cadastral, topográfico, áreas privativas, ABL (Área Bruta Locável) ou área BOMA (Buidling Owners and Managers Association), que pode ser definida como a soma das áreas privativas e o rateio de áreas comuns.

Também podem ser incluídos relatórios ambientais complementares ou de especialistas – entre eles laudos estruturais, fachadas, geotecnia ou outros – e a estimativa de custo para regularização dos riscos identificados ou eventuais benfeitorias no ativo.

Vale ressaltar que todas as análises correm em sigilo, proporcionando segurança na condução do processo tanto para o vendedor como para o potencial comprador do ativo.

Em média, um processo completo de Due Diligence dura em torno de 60 dias. Porém, muitas vezes, os prazos para a decisão da compra de um ativo pelo investidor são menores. Havendo risco de se perder a oportunidade de negócio, alguns clientes solicitam uma avaliação mais rápida, que naturalmente configura em escopos simplificados, mas que apoiam a decisão do comprador. Em casos semelhantes, visando atender às necessidades dos clientes, o CTE customiza soluções de Due Diligence conforme cada demanda.

Quer saber mais sobre a atuação do CTE em Due Diligence, processo que vem se tornando indispensável na concretização de novos negócios?  Entre em contato conosco!

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up