LEED: O que é e qual sua importância?

A certificação LEED vem continuamente ganhando espaço entre os profissionais da construção civil no nosso país, há mais de 10 anos. A sigla LEED vem do termo Leadership in Energy and Environmental Design (em português, significa Liderança em Energia e Design Ambiental).

Ela foi criada em 1993, pela United States Green Building Council (USGBC, organização sem fins lucrativos criada em 1992 por Rick Fedrizzi, David Gottfried e Mike Italiano), que tem o objetivo de promover e fomentar práticas de construções sustentáveis.

A LEED é uma certificação americana para empreendimentos sustentáveis, que internacional é adotada mundialmente por mais de 160 nações. No Brasil, os primeiros projetos certificados LEED surgiram no ano de 2006, A partir desta data, o crescimento na busca de certificações em construções sustentáveis no nosso país só tem crescido. 

Saiba mais sobre a certificação LEED, seus níveis de certificação e entenda como ela funciona e onde pode ser aplicada, lendo nosso artigo!

Sobre a Certificação LEED

O sistema de certificação LEED envolve requisitos que permitem quantificar os benefícios ambientais de um projeto, orientando na implantação de estratégias sustentáveis significativas, de acordo com a tipologia do empreendimento. 

A certificação avalia diversos fatores de um projeto, divididos nas seguintes categorias:

  • Localização e Transporte (Location and Transportation – LT)
  • Terrenos Sustentáveis (Sustainable Sites – SS)
  • Eficiência da Água (Water Efficiency – WE)
  • Energia e Atmosfera (Energy and Atmosphere – EA)
  • Materiais e Recursos (Materials and Resources – MR)
  • Qualidade do Ambiente Interno (Indoor Environmental Quality – EQ)
  • Inovação em Design (Innovation in Design – IN)
  • Prioridades Regionais (Regional Priorities – RP)

É importante pontuar que cada categoria mencionada acima possui pré-requisitos (itens obrigatórios) e créditos (itens que pontuam para o nível de certificação almejado). 

A Pontuação (como funciona?)

Com o objetivo de se obter a certificação LEED, você precisará atingir uma pontuação mínima. Quanto maior o esforço, maior a pontuação e o nível do certificado::

  • 40 a 49 pontos (LEED Certified)
  • 50 a 59 pontos (LEED Silver)
  • 60 a 79 pontos (LEED Gold)
  • 80 a 110 pontos (LEED Platinum)

Confira aqui alguns exemplos de edificações com certificação LEED no Brasil

Por que o LEED foi criado e qual sua missão?

A certificação LEED foi criada para o reconhecimento de liderança ambiental na indústria da construção através do estabelecimento de um padrão comum de medição, promovendo boas práticas de projeto.

Há assim, o estímulo da concorrência verde, sensibilizando os consumidores para os benefícios de uma construção verde e transformando o mercado de construção.


O USGBC estabelece medidas que garantem a missão da certificação LEED de apresentar para a indústria as
melhores práticas Green Building, trazendo ferramentas e estratégias para líderes locais e nacionais montarem suas equipes de projeto .

É importante citarmos que a certificação LEED está em constante atualização. Desta forma, é essencial verificar sempre sua última versão sobre o tema e não correr o risco de não estar de posse das informações mais atualizadas.

O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta consultoria para as mais diversas certificações ambientais e de sustentabilidade para a construção civil, trabalhando de forma integrada às diversas disciplinas de projeto, durante as etapas de concepção, obra e operação.

Auxiliamos e orientamos todas as partes interessadas em um projeto de modo a assegurar a obtenção da certificação no menor tempo e custo. Saiba mais!

E você, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Quer receber as
melhores dicas? Assine nossa newsletter

Fique tranquilo, não enviaremos spam.

keyboard_arrow_up