fbpx

Em 2020, o CTE comemora
30 anos inspirando mudanças
positivas na construção
e na sociedade.

Em 2020, o CTE comemora
30 anos inspirando mudanças
positivas na construção
e na sociedade.

Confira os marcos
da nossa história

Roberto, Maria Angélica e Vahan

1990

Roberto de Souza, Vahan Agopyan, Maria Angélica Covelo Silva e Vanderley John, companheiros de trabalho do IPT, sonhavam com uma empresa de consultoria focada na cadeia produtiva da construção e fundaram o CTE.

Atualmente, Vahan Agopyan é o atual Reitor da USP, Maria Angélica Covelo Silva, é Diretora da NGI – Consultoria e Desenvolvimento e Vanderley John Pesquisador e Coordenador da USP.

Fundadores do CTE!

1° Projeto do CTE

1990

Após o lançamento da empresa, o CTE tem o seu primeiro projeto: Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos para Habitação Popular de 64 casas em Cubatão/São Paulo, sendo testado 16 sistemas construtivos diferentes.

1993

O CTE ampliou o foco para o desenvolvimento de metodologias para implantação de sistemas de gestão da qualidade e inovação tecnológica e levou os conceitos da melhoria contínua para as empresas brasileiras da construção.

Roberto de Souza, Dezembro de 1993 no SINDUSCON SP

Início dos trabalhos na área de Gestão da Qualidade

1993

Dando o primeiro passo, para ser referência bibliográfica nos temas de qualidade, gestão e tecnologia, Roberto de Souza junto com a equipe, lança dois livros: Sistema de Gestão da Qualidade para Empresas Construtoras (1994) e Sistema de Gestão da Qualidade para Empresas Construtoras (1995)

1998

Com o objetivo de expandir em mais regiões fora do Estado de São Paulo, o CTE, em parceria com diversos SINDUSCON, começa a montar grupos nas empresas construtoras de todo o Brasil para capacitá-las na implantação da Gestão da Qualidade.

Programa de Gestão da Qualidade no Sinduscon SP

Grupo de Gestão da Qualidade em Cuiabá, MT

2000

Surgem os multiplicadores em 18 estados do Brasil. Rapidamente, o CTE atinge a marca de mais de 1000 empresas capacitadas.

2001

A empresa cria metodologias inovadoras de gerenciamento, planejamento e monitoramento de projetos e obras. Nascia a área de Planejamento e Controle de Obras.

Equipe CTE no endereço Rua Álvaro Rodrigues

Equipe CTE

2003

Investindo no desenvolvimento de software e aplicativos para a construção, apontando a web como instrumento do futuro, nascia a AUTODOC.

2006

Através de pesquisas de conceitos de sustentabilidade, o CTE se antecipa no desenvolvimento de metodologias de gestão ambiental, sendo uma delas o Green Building. Surge a demanda para a certificação de empreendimentos. O CTE mergulha na certificação LEED e torna-se uma das primeiras empresas a se especializar no assunto, nascendo a área de SUSTENTABILIDADE.

2006

O CTE criou competência na área de estruturação e gestão de negócios imobiliários,viabilizando empreendimentos e promovendo parcerias entre incorporadores, construtores e fundos de investimento.

2006

O CTE passou a realizar os Encontros da Construção, com o objetivo de promover o relacionamento entre empresas e profissionais do setor e refletir sobre desafios e novas oportunidades do mercado. Eram os primeiros passos da construção do enredes. Ainda em 2006, a empresa torna-se membro do USGBC.

Antônio Zorzi (Cyrela), Roberto de Souza, André Glogowsky (HTB), Luiz Augusto Milano (MATEC), no Encontro de Diretores e Gestores da Construção/2006

2008

Conquistou a certificação de seu SGI – Sistema de Gestão Integrada (qualidade, segurança, meio ambiente e saúde), segundo as normas ISO 9001, ISSO 14001 e OHSAS 18001. Associou-se ao GBC Brasil (Green Building Council Brasil) e ao CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).

2011

Foi vencedora do Prêmio Green Building Brasil 2011 na Categoria Empresa Sustentável de Serviços

Prêmio Green Building Brasil

2012

Passou a atuar na área de consultoria para certificação de materiais sustentáveis e prestação de serviços de comissionamento e sistemas prediais e consultoria na área de desenvolvimento urbano sustentável.

2013

Desenvolveu e implantou metodologia para prestação de serviços de comissionamento de sistemas prediais e gestão da operação de empreendimentos sustentáveis.

2018

Nasce o enredes: encontros da rede da Construção, visando promover a criação de redes de relacionamento, negócios, conhecimento, inovação e sustentabilidade entre as empresas da cadeia produtiva da construção.

2018

O CTE se consolida com 6 Unidades de Negócios: Gerenciamento, Sustentabilidade, Qualidade e Desempenho, Smart Cities, Inovação e Tecnologia e Operação Sustentável. Na foto,Giancarlo De Filippi, Diretor Unidade de Gerenciamento, Márcia Menezes, Diretora Unidade de Inovação e Tecnologia, Roberto de Souza, Rafael Lazarini, Diretor Unidade de Sustentabilidade, Maurício Hino, Diretor de Qualidade e Desempenho, Wagner Oliveira, Diretor Unidade Operação Sustentável e Myriam Tschiptschin, Gerente Unidade Smart Cities.

Nova marca CTE

2019

CTE lança a sua nova marca, com uma identidade gráfica mais dinâmica e convidativa.

2019

CTE muda de endereço, atuando em um escritório inovador e sustentável.

Novo escritório CTE

2020

CTE alcança o marco de 300 projetos certificados.

Confira os depoimentos de
quem fez parte dessa evolução

Caio Bonatto - Depoimento CTE

Iniciamos uma relação mais próxima e intensa com o CTE há cerca de 3 anos. E desde então me surpreendo a cada dia com a capacidade da instituição e do Bob em enxergar tendências, unir visões, engajar rede de forma genuína e construtiva, reagir às adversidades e nos inspirar. É um exemplo para todo setor de como "viver uma vida" olhando para frente, apostando sempre na evolução, sem amarras ou apego com o passado.

Caio Bonatto, Ceo, da Tecverde

Patrícia Eiko - Depoimento CTE

Entrei no CTE há 3 anos e desde o início, como estagiária, tenho aprendido muito! Além do conhecimento técnico e oportunidade de crescimento com a Unidade de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável, as trocas proporcionadas pelo ambiente de trabalho e também fora dele são muito importantes nesse processo. Me motiva estar envolvida com projetos alinhados ao que acredito e me conectar a pessoas com mesmo propósito, e são esses os pontos que mais valorizo e expressam meu sentimento em #SerCTE.

Patrícia Eiko, Colaboradora há 3 anos

Alexandre Mendes - Depoimento CTE

Ser CTE é fazer parte desse grande projeto visionário que ao longo desses anos tem nos proporcionado realizações alinhado aos valores dessa grande família.

Alexandre Mendes, Colaborador há 15 anos

Eduardo Yamada - Depoimento CTE

Ser CTE é estar sempre ultrapassando as barreiras e limites inimagináveis! Antes do CTE era um simples coordenador de projetos de sistemas prediais, com enfoque técnico em normas brasileiras somente. Após quase 13 anos de CTE, me tornei gerente, com enfoque amplo da sustentabilidade em projetos, e também professor, sendo uma atividade que nunca imaginei na minha carreira, ainda mais na USP, FAAP e MACKENZIE, e finalmente Chair dos comitês da BCA (Building Commissioning Association) e ASHRAE Chapter Brasil. Enfim, são conquistas profissionais que só foram possíveis devido a muita confiança e incentivo que o CTE sempre disponibiliza aos colaboradores. Parabéns CTE e Roberto de Souza pelos 30 anos!!

Eduardo Yamada, Colaborador há 13 anos

Juliana Passoto - Depoimento CTE

Ser CTE pra mim é: ter oportunidade de trabalhar com diversos projetos e pessoas diferentes, e com isso, conhecer pessoas e projetos únicos, crescendo como pessoa e profissional a cada dia.

Juliana Passoto, Colaboradora há 10 anos

Marisa Martins - Depoimento CTE

Entrei no CTE em 2016 e o mercado da construção estava em crise, desde então, eu vejo como a empresa vem inovando e superando todos os obstáculos, além de motivar e inspirar aqueles que acreditam em seu propósito. Até hoje as etapas foram desafiadoras, mas o CTE superou, e todo sucesso é fruto de um grande trabalho em equipe.

Marisa Martins, Colaboradora há 4 anos

Marcelo Jensen - Depoimento CTE

A minha relação com o CTE já vem de algum tempo e participei muito da metade desta trajetória.
Sempre me chamou atenção a visão apaixonada e determinada do Roberto, e como ele sempre conseguia trazer inovação e pioneirismo a um setor tão conservador como o da construção civil.Mas ele vai além.
Ele está conseguindo formar gerações de profissionais competentes e diferenciados, capazes de atuar nos mercados mais diversificados como o residencial, o logístico e o corporativo, sempre com foco na inovação e sustentabilidade, características que sempre o diferenciou.
Como amigo e parceiro, desejo mais. Se os primeiros 30 anos foram assim, imagine o que virá pela frente?
Parabéns Roberto e equipe CTE.

Marcelo Jensen, Diretor da Pátria Investimentos

Renato Rocha Salgado - Depoimento CTE

Só tenho a agradecer a todas as pessoas que me inspiram até hoje nesta empresa e que fazem do CTE o que ele acaba se tornando na vida de quem aceita seguir este caminho: um local onde pessoas inspiram pessoas que inspiram mudanças positivas na construção civil e na sociedade!

Renato Rocha Salgado, Colaborador há 8 anos

Marcia Oliveira - Depoimento CTE

São 16 anos de CTE, meu sentimento hoje é GRATIDÃO! Pelos desafios que me impulsionaram, oportunidades de crescimento e apoio constante de toda a diretoria!

Marcia Oliveira, Colaboradora há 16 anos

Marina Lympius - Depoimento CTE

Ingressei em novembro de 2009, como estagiária da unidade de Sustentabilidade. Finalizei a faculdade no 1º semestre de 2010, e fui efetivada em agosto! Dentre os projetos que trabalhei, destaco o Estádio do Mineirão, que conseguiu a certificação nível Platinum, uma conquista muito emocionante para toda a equipe! Para mim, ser CTE é fazer parte de um time de excelência, numa empresa que transforma o mercado da construção civil!

Marina Lympius, Colaboradora há 10 anos

Adriana Hansen - Depoimento CTE

Trabalhar na unidade de Sustentabilidade do CTE é ter o prazer de acordar feliz todos os dias sabendo que estou fazendo algo impactante para o setor da construção e para a sociedade, com uma time que me inspira e motiva.

Adriana Hansen, Colaboradora há 10 anos

Julio Cesar Martins Carvalho Junior - Depoimento CTE

Sou relativamente novo no CTE, com quase 2 anos de idade, uma pequena criança comparado com as grandes mentes e mentores que o CTE possui. Lembro como se fosse ainda cedo, o RH me ligando para pedir que eu fosse fazer a entrevista que mudaria minha vida. Deu tudo certo, consegui fazer a entrevista no dia seguinte, com uma das muitas pessoas brilhantes no CTE, Rodrigo Perez. Passado alguns dias, o RH me retorna com a ligação que mudaria para sempre minha perspectiva de vida. Conheci então, as 4 pessoas mais iluminadas, de visão e mente aberta em minha vida, Roberto, Giancarlo, Fabio e Ricardo. Graça a eles, minha visão sobre a profissão, vida e o mundo mudaram significativamente. Sempre apoiando, ajudando e sendo amigos, amizade que levarei para a vida. Graças a eles, estou terminando meu MBA, iniciando a produção de um livro focado em liderança em equipes. Quanto ao meu futuro não tenho como saber, porém sei que estou no caminho certo.

Julio Cesar Martins Carvalho Junior, Colaborador há 2 anos

Alexandre Kröner - Depoimento CTE

Se houvesse uma calçada da fama para personagens da engenharia brasileira, certamente as mãos do Bob estariam lá.
Conheci o CTE por volta do ano 2000 quando foram contratados para uma consultoria de implantação de processo de trabalho em um escritório de arquitetura onde fui sócio.Toda semana, lá estava o Bob com sua competente equipe botando nossa equipe de arquitetos para pensar em qualidade sem retrabalho, desenvolvendo fluxos de processos, etc. Sempre com extrema competência, rapidamente o CTE ganhou nossa confiança e créditos como empresa séria do setor, atuando posteriormente em vários projetos nossos em diversas fases do ciclo de vida da construção.
Findo aquele primeiro trabalho de consultoria, anos mais tarde encontrei o BOB no litoral norte na escolinha de Surf do seu filho, da qual meu filho era aluno. Lá estava o Bob, entusiasmado, de bermudão, falando de altas ondas na Costa Rica, manobras radicais, incentivando a molecada, contando das aulas de surf que já havia feito. E o Bob é assim, se tem uma "marolinha", ele cria manobras nela e se prepara para surfar nas melhores ondas, se há uma "gripezinha" ele busca uma solução para seguir surfando de dentro de casa.
Junto com o Bob, o CTE, equipes guerreiras que nos conectam e alimentam o desenvolvimento tecnológico e qualitativo da construção civil.
Parabéns pelos 30 anos do CTE, e que venham os próximos 30.

Alexandre Kröner, Sócio Fundador da Kröner & Zanutto Arquitetos

Vanessa Capovila - Depoimento CTE

Novas etapas são sempre desafiadoras, suscitam receios, mas eu agradeço aos colegas que me receberam de braços abertos, tornando assim tudo mais fácil! #CTE#EquipeADM!!

Vanessa Capovila, Colaboradora há 07 meses

Cristina Mantovani - Depoimento CTE

É impossível descrever neste pequeno espaço tudo o que aprendi no CTE. Fazer parte desta empresa é um orgulho enorme pra mim, são 13 anos de muito aprendizado e crescimento profissional e a palavra que resume esses anos é gratidão por tudo!
E nesta data tão especial quero parabenizar ao CTE pelos 30 anos, especialmente ao Roberto, por todos esses anos de garra, muita dedicação, trabalho e muito sucesso, que os próximos sejam melhores ainda". Parabéns!

Cristina Mantovani, Colaboradora há 13 anos

Rafael Lazzarini - Depoimento CTE

Esse ano completei 14 anos de CTE, assim tive o privilégio de participar de toda evolução da unidade de Sustentabilidade que alcançou de forma merecida uma posição de grande destaque no cenário mundial das construções sustentáveis!

Rafael Lazzarini, Colaborador há 14 anos

Isabel Alexandrino - Depoimento CTE

Já fui cliente… Hoje sou pertencente!
Sempre achei o CTE uma empresa admirável e, hoje, sei porquê.
Incansável em seu propósito, nos desafia, impulsiona e nos faz perceber o quanto somos capazes de empreender novas oportunidades pelo setor e por nós...
Pela Casa CTE e pelo enredes, tenho uma oportunidade única!
De cuidar de um bem muito precioso para a empresa... o relacionamento com nossos clientes. Um cliente é um presente. Adoro!

Isabel Alexandrino, Parceira há 2 anos

Patricia Melo Nito Santello  - Depoimento CTE

Passei por uma fase de falta de reconhecimento profissional pós maternidade em outra empresa que pensei em desistir da minha carreira, até aparecer a oportunidade em fazer parte do CTE. O CTE acreditou em mim e me trouxe de volta a vontade de crescer profissionalmente e mostrar que a maternidade não faz vc ser menos do que era, pelo contrário, te torna muito mais forte em todos os sentidos!
Me sinto privilegiada em fazer parte desse time, que se tornou uma família e me fez conhecer pessoas incríveis e trouxe amizades verdadeiras que serão pra vida! Obrigada CTE por nos fazer inspirar mudanças positivas na construção na sociedade!

Patricia Melo Nito Santello , Colaboradora

Julia Straforini - Depoimento CTE

30 anos já! Eu estava na festa de 18 anos, na maioridade do CTE... estou ficando velha mesmo!! Trabalhei no CTE por 7 anos... de 2007 a 2013, e voltei em 2017. Já estou de volta há 3 anos, no total são 10 anos de casa! Pra mim o CTE é isso... minha casa... passei por diversas fases diferentes, diversos desafios! Entrei no CTE para a obra do Shopping Paulista, o maior aprendizado da minha vida! Convivi por 3 anos com Geraldo Mekbekian e a Renata Souto ao meu lado, até hoje agradeço por ter tido essa oportunidade! Foram meus mentores no início da minha carreira. Depois um enorme desafio na minha carreira, a obra do Shopping em Londrina, onde tivemos uma equipe fantástica, que durante anos foi como uma família.
No retorno ao CTE foram novos aprendizados, um sentimento de retorno a uma casa antiga, mas que era nova, e estava muito diferente, mas com a mesma essência! Por fim, meu sentimento é de um carinho enorme pelo CTE, que foi a minha escola, e que hoje me permite continuar aprendendo e evoluindo como profissional e ser humano.
Obrigada CTE por todos esses anos e que venham muitos outros!!

Julia Straforini, Colaboradora há 10 anos

Juliana S. A. de Souza - Depoimento CTE

Neste ano completei 7 anos de CTE, fazer parte deste time me traz uma gratidão imensa! Agradeço a Deus e a todos os envolvidos pela minha trajetória até aqui. No CTE sou desafiada a cada dia para ser uma pessoa melhor, vencer obstáculos, buscar sonhos e ter coragem para enfrentar qualquer batalha! Além de acreditar no proposito e nos valores da empresa, tenho muita admiração e orgulho das pessoas que trabalham comigo. Além disso, o sentimento de que inspiramos mudanças positivas na construção e na sociedade é o que me motiva a vestir a camisa para juntos alcançarmos os nossos alvos e objetivos. Obrigada CTE que juntos possamos comemorar mais muitos anos de vitórias!!!

Juliana S. A. de Souza, Colaboradora há 7 anos

Galeria de imagens

Tem uma história com o CTE? Conte para a gente!
keyboard_arrow_up