CTE é acreditado para consultoria no programa Cradle to Cradle Certified™

A certificação no programa Cradle to Cradle Certified™ é internacionalmente reconhecida para materiais sustentáveis, concedida pelo Cradle to Cradle Product Innovation Institute (C2CPII), organização sem fins lucrativos com sede nos EUA. Hoje este é o único selo verde multiatributo aceito para o LEED v4.

Para certificar seu produto, o fabricante deve buscar uma consultoria acreditada pelo C2CPII. Somente empresas acreditadas pelo C2CPII podem avaliar materiais, desenvolver e enviar a documentação para certificação.

O CTE, empresa líder em consultoria green building no Brasil, tornou-se uma Accredited Assessment Body em setembro de 2014. Como Organismo de Avaliação Acreditado, o CTE poderá realizar a consultoria de análise e avaliação dos produtos que pretendem obter esta certificação.

Para certificar um produto, o fabricante deverá seguir um programa de Melhoria Contínua, que envolve o produto e sua fabricação, focado em cinco temas: Materiais Saudáveis; Materiais Reutilizáveis; Energia Renovável; Gestão da Água; Responsabilidade Social.

 

 

O CTE, a partir de agora, trabalhará junto com o fabricante para obter esta certificação, desenvolvendo um Plano de Certificação do produto desejado e estratégias de otimização para melhoria contínua, e encaminhando documentos e formulários necessários. Ao final, encaminhará um Relatório de Certificação para a revisão final realizada pelo C2CPII. A certificação, então, poderá ser obtida, de acordo com os requisitos exigidos e cumpridos, em um dos cinco níveis: Básico, Bronze, Prata, Ouro e Platina.

 

Benefícios do selo

As empresas que já receberam o certificado Cradle to Cradle Certified™ perceberam um impacto positivo na imagem de sua marca no mercado, justamente por adotarem ações inovadoras para qualidade e sustentabilidade de seus produtos. Entre as fabricantes que conquistaram o selo, a PUMA (vestuário) e a SHAW (carpetes) relataram uma redução entre 40 e 45% no consumo de Energia, e redução entre 45 a 50% no consumo de Água.

A SHAW e a VANHOUTUM (produtos para higiene pessoal) também tiveram crescimento nas vendas com a conquista do selo. O aumento relatado foi de cerca de 300% nas vendas após a certificação. Outro benefício estratégico dessa certificação é a facilidade de comunicação da sustentabilidade. Diferente da maioria dos selos multiatributo, os requisitos do Cradle to Cradle Certified™ são os mesmos para qualquer tipo de produto, o que facilita tanto a comparação como a comunicação dos diferenciais sustentáveis.

 

 

Para saber mais, acesse: http://site.cte.com.br/cradle-to-cradle/

 

Para contratar a consultoria do CTE para o programa de certificação Cradle to Cradle Certified™ entre em contato com:

Alessandra Caiado e Adriana Hansen
Accredited Assessors CTE
e-mail: materiais@cte.com.br
telefone: 11 2149-0300