Cresce o número de empreendimentos com certificação AQUA

A certificação AQUA é um processo de gestão de projeto visando a obtenção da alta qualidade ambiental de um empreendimento. Esta certificação foi desenvolvida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, baseada no modelo de certificação francês Démarche HQE, e estabelece critérios de desempenho ambiental para as edificações durante as fases de programa (programa de necessidades), concepção (projeto) e realização (obra). Existe também uma certificação específica para a etapa de uso e operação dos edifícios.

A certificação Processo AQUA busca promover o conforto e a saúde dos usuários, minimizar o consumo de recursos e diminuir as emissões, os efluentes, os resíduos produzidos e os impactos causados pela implantação dos edifícios.

Conseguir o melhor nível possível de desempenho para o empreendimento e alcançar os benefícios operacionais, ambientais, sociais e econômicos, requer esforços do empreendedor e de suas equipes. Por isso, é crescente o número de clientes que solicita a consultoria do CTE para todas as fases de certificação do referencial AQUA, de acordo com a tipologia de cada empreendimento.

 

Consultoria green building CTE é garantia de qualidade

O CTE orienta os clientes desde a fase inicial do empreendimento, determinando as estratégias a serem adotadas pelo projeto e pela obra para a minimização tanto dos impactos ambientais decorrentes da implantação da edificação, quanto do consumo de recursos naturais e para a maximização do conforto e do bem-estar dos futuros usuários. Implantar essas estratégias possibilita a certificação AQUA do empreendimento.

Portanto, durante o processo de consultoria, o CTE auxilia o cliente a definir as metas de certificação, avalia os projetos das disciplinas envolvidas no processo, orienta e auxilia na elaboração do Sistema de Gestão do Empreendimento, orienta e acompanha as metas e estratégias estabelecidas no início do projeto para etapa de obra, elabora a Avaliação da Qualidade Ambiental do Empreendimento, que envolve a documentação a ser encaminhada à Vanzolini para a certificação, e acompanha os clientes nas auditorias.

“A consultoria do CTE é diferenciada, pois, além de atendermos aos critérios documentais do processo de certificação, incluímos uma consultora técnica detalhada e com equipe própria para os assuntos: eficiência energética, uso racional de água, canteiro de obra sustentável, arquitetura bioclimática, materiais sustentáveis, entre outros, o que assegura a performance do edifício e o valoriza no mercado”, ressalta Anderson Benite, diretor da Unidade de Sustentabilidade do CTE.

Veja alguns empreendimentos certificados AQUA que tiveram consultoria do CTE