Parceria CTE e AFEAL: sistema de qualificação de consultores de esquadrias

SQCE incentiva o desenvolvimento profissional, empresarial e ético dos profissionais e empresas de consultoria de esquadrias 

 

Com o desenvolvimento do mercado da construção, as empresas incorporadoras e construtoras têm se cercado cada vez mais de consultores especialistas com a intenção de aumentar a qualidade dos seus produtos e serviços e reduzir os riscos de não atendimento normativo.

Assim, a demanda por contratação de consultores de esquadrias tem crescido rapidamente, gerando uma necessidade de organização desse segmento para garantir um alto grau de credibilidade nesse serviço.

Com essa preocupação, a AFEAL – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio estabeleceu uma parceria com o CTE com o objetivo de desenvolver uma metodologia de avaliação desses prestadores de serviços. A ideia é incentivar o desenvolvimento profissional, empresarial e ético dos profissionais e empresas de consultoria, além de regulamentar a atividade para credenciamento no sistema.

Esse trabalho teve a participação intensa de representantes de fabricantes de esquadrias e também de consultores.

Com o Sistema de Qualificação de Consultores de Esquadrias (SQCE), o contratante terá uma ferramenta para comparar e selecionar o especialista mais adequado às suas necessidades, embasado em uma avaliação preliminar e independente, promovendo maior segurança na contratação.

O sistema prevê três níveis de qualificação – bronze, prata e ouro, porém esta última somente poderá ser alcançada caso a empresa já tenha obtido outro nível anteriormente. É um processo de amadurecimento das empresas e das avaliações do sistema, até chegarem a excelência.

Para ser qualificada, a empresa de consultoria deverá participar de uma avaliação presencial realizada atualmente pelo CTE, que envolve itens relacionados a:

 

Lançado no final do 1º semestre de 2017, o sistema já tem as primeiras empresas qualificadas pelo SQCE. São elas: Arqmate, QMD Consultoria e Crescêncio Petrucci Jr Engenharia. Todas passaram pela avaliação e obtiveram a qualificação máxima dessa etapa que é o nível Prata.

De acordo com Maria Teresa F. Godoy, da Arqmate, “a certificação premia empresas éticas e com processos internos eficientes. Como já tínhamos esses conceitos estabelecidos, foi bem tranquilo. Uma empresa de consultoria certificada garante que o processo seja feito de forma plena e atenda às normas técnicas de segurança e desempenho”.

Edifício Módulo Rebouças (SP) - Projeto Arqmate (Foto: Nelson Kon)

Já Igor Alvim,
diretor técnico da QMD Consultoria, acredita que o sistema de qualificação poderá separar o joio do trigo. Segundo ele, “infelizmente alguns clientes não darão a devida importância, mas entendemos que a qualificação é mais um passo no sentido da aproximação entre todos da cadeia produtiva da indústria da construção civil”.

Museu do Amanhã (RJ) - Projeto QMD Consultoria

O consultor Crescêncio Petrucci Júnior explica que “em algumas circunstâncias nossa estrutura, competência e organização é comparada de forma equivocada com empresas com estilo de trabalho diferente, portanto o reconhecimento como empresa qualificada é o maior ganho nesse processo”. Para ele, o processo de qualificação foi muito simples e não houve dificuldade para atender os requisitos de qualificação, “que por sinal estavam muito bem estruturados”, elogia. 

Edifício São Paulo Corporate Towers - Viol (SP) - Projeto Crescêncio Petrucci Jr Engenharia

No evento realizado no último dia 4 de outubro, na sede da Afeal, em São Paulo, os representantes das empresas de consultoria em esquadrias Crescêncio Petrucci Jr Engenharia e Arqmate receberam os certificados do programa de qualificação EQC (Empresa Qualificada em Esquadrias). Já no dia 18, quem recebeu o certificado foi o engenheiro mecânico, Igor Alvim, da consultoria QMD.

Na primeira etapa do processo as empresas atingiram o nível máximo prata. Nas próximas avaliações anuais, dependendo do desempenho, poderão alcançar o nível ouro.

 

Para saber mais sobre o SQCE, acesse: http://afeal.com.br/rev/sqce/informacoes-basicas-sqce

 

 

Para saber mais sobre o SQCE, consultorias e produtos na área da Qualidade, Processos e Tecnologia que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Thamires Aires – Comercial da área de Qualidade & Tecnologia do CTE – taires@cte.com.br - 11 2149-0300