Helbor Patteo Mogilar: destaque em sustentabilidade na cidade de Mogi das Cruzes

O complexo imobiliário incorporado pela Helbor Empreendimentos e MPD Engenharia obteve a certificação AQUA-HQE com orientação e consultoria do CTE

 

O Patteo Mogilar, complexo imobiliário incorporado pela Helbor Empreendimentos S.A. e MPD Engenharia, é destaque em sustentabilidade em Mogi das Cruzes, município a 50 quilômetros de São Paulo. Com o propósito de proporcionar à cidade um complexo com diferenciais ambientais nunca antes aplicados à Região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, a Helbor e a MPD optaram por adotar o processo de certificação AQUA-HQE com orientação e consultoria do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

O compromisso com a certificação AQUA-HQE foi ratificado pelos incorporadores para os oito lotes que compõem o complexo Patteo Mogilar, dos quais 3 já foram concluídos e certificados: My Helbor (residencial com 216 apartamentos em uma torre), Helbor Dual (comercial com 307 unidades) e Helbor Life Club (residencial com 216 apartamentos em duas torres).

Segundo o presidente da Helbor, Henry Borenstein, “O Helbor Patteo Mogilar é um conceito de empreendimento pioneiro em Mogi das Cruzes. Ele não só demonstra nossa preocupação com o crescimento da cidade, onde está a nossa sede, mas também com a qualidade de vida da população e a consciência ambiental de toda a sociedade. ”

Já o diretor da MPD, Milton Meyer, destacou o engajamento das equipes da construtora. “Semeamos a consciência ambiental do AQUA nos nossos funcionários e na comunidade. Para nós, é um orgulho poder concluir esses três empreendimentos, especialmente porque eles marcam os primeiros da região com esse selo”.

As principais estratégias de sustentabilidade implementadas nos empreendimentos já desenvolvidos foram:

 

 

Além dessas estratégias, durante as atividades de construção foi implementado o Programa Boa Vizinhança, cujo objetivo foi de orientar os funcionários da obra na implantação de um canal direto de comunicação com moradores do entorno.

Os resíduos gerados durante a construção foram triados e beneficiados no próprio canteiro. O material fino proveniente do peneiramento do entulho triturado foi utilizado prioritariamente para fabricação de tijolos ecológicos. O papel e o plástico foram destinados a recicladoras especificas para seu reaproveitamento. O material ferroso foi encaminhado às metalúrgicas para incorporação nos processos produtivos. A madeira triada, sempre que possível, foi reaproveitada na obra e, caso isso não pudesse ser feito, o resíduo foi encaminhado para produção de biomassa. As mantas geotêxtis foram devolvidas ao fabricante, em conformidade com sua política de logística reversa. Os materiais contaminados foram adequadamente armazenados e destinados aos locais licenciados conforme CADRI.

 

Imagens do processo de reciclagem de resíduos Classe A, dentro do canteiro de obras, com a triagem, separação, britagem e produção de blocos para fins não estruturais

Políticas para redução do consumo de água e energia também foram implementados na obra por meio de dispositivos economizadores e do uso de placas solares para aquecimento da água utilizada nos vestiários.

A adoção do programa AQUA-HQE nos empreendimentos My Helbor, Helbor Dual  e Helbor Life Club foi a primeira experiência da Helbor em um processo de certificação sustentável. Os perfis de qualidade ambiental dos empreendimentos podem ser verificados no fim desse artigo.

O seccionamento do programa em duas partes, no qual exige o desenvolvimento de um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e do perfil de Qualidade Ambiental do Edifício (QAE) com a definição e descrição das estratégias incorporadas nos projetos, se mostrou um ponto forte da certificação. Isso porque, o SGE possibilitou uma melhor estrutura do plano de comunicação e responsabilidades durante todo o período de desenvolvimento do projeto e obra, enquanto a QAE organizou os diferenciais técnicos dos empreendimentos.

Essa experiência propiciou uma reflexão do modus operandi da Helbor, resultando, inclusive, na reestruturação da equipe interna de engenharia com o fortalecimento e ampliação do Departamento Socioambiental. Ademais, essa mudança agregou positiva e significativamente na empresa que passou a ter uma visão mais holística e sistêmica dos impactos ambientais de seus projetos.

Quanto ao aspecto econômico, foi percebido pelos incorporadores que, quando adotado o sistema de certificação no início do projeto, os custos e soluções não impactam significativamente no orçamento da obra.

Por fim, conclui-se que o programa AQUA-HQE proporcionou benefícios tangíveis e intangíveis à Helbor, aos stakeholders dos projetos e aos próprios empreendimentos, destacando-se o aprimoramento da organização e gestão ambiental das obras, a otimização do consumo de recursos naturais, melhores condições de conforto aos futuros usuários e facilidades para a operação e manutenção dos edifícios.   

Os empreendimentos citados nesse trabalho já foram concluídos e possuem condomínios já instituídos. Helbor Dual e My Helbor tiveram sua assembleia de instalação realizada em 16 de junho de 2016 e o Helbor Life Club foi entregue em 30 de março de 2017.

Helbor Empreendimentos S.A. - Em 40 anos de atuação no mercado imobiliário brasileiro, a Helbor desenvolveu 228 projetos, que somam 6 milhões de m² de empreendimentos entregues, em fase de construção ou em lançamento. No total, são mais de 33 mil unidades entregues, entre apartamentos, casas, conjuntos comerciais, unidades hoteleiras e lotes urbanizados. Fundada em Mogi das Cruzes (SP), em 1977, a Helbor está presente em 30 cidades do País, em 10 estados e no Distrito Federal. A companhia foi, está na Listada no Novo Mercado da BM&F Bovespa e acumula diversas premiações do Secovi-SP/Fiabci Brasil (Master Imobiliário) e Estadão/Embraesp (Top Imobiliário, por iniciativas ligadas ao desenvolvimento imobiliário e por ações socioambientais.

MPD Engenharia - A MPD atua há 35 anos na construção e incorporação de apartamentos de médio e alto padrão, escritórios e outras obras, com qualidade, pontualidade e respeito aos seus clientes e funcionários. Além disso, investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sem deixar de lado a responsabilidade social e ambiental. Pela constante valorização de sua equipe, a MPD já foi reconhecida quatro vezes como uma das “Melhores Empresas para Você Trabalhar”, promovido pela revista Você S.A. e duas vezes com o “Prêmio Valor Carreira”, realizado pelo jornal Valor Econômico, como uma das melhores empresas na gestão de pessoas.

 

Conheça o complexo Helbor Patteo Mogilar 

(Fotos de Marcio Kato)

 

 

 

Para conhecer as consultorias para certificações e projetos sustentáves e outros produtos na área de Sustentabilidade que o CTE oferece aos seus clientes, entre em contato com:
Rafael Lazzarini – Gerente Comercial e de Novos Negócios da Unidade de Sustentabilidade do CTE – rafael@cte.com.br - 11 2149-0300