Parceria CTE e Urban Systems: estudo de viabilidade preliminar de empreendimento

O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações (empresa de consultoria especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção) e a Urban Systems (empresa especializada em soluções estratégicas e dimensionamento de demanda para projetos imobiliários e urbanos) firmaram parceira para oferecer aos seus clientes consultoria para empreendimentos que estão em fase de concepção.

O objetivo é avaliar o potencial de retorno do empreendimento e identificar os possíveis riscos para o sucesso do negócio.

Apropriando-se da expertise e experiência das duas empresas no mercado imobiliário e da construção há mais de 25 anos, foi desenvolvida uma metodologia própria para a realização de estudos de viabilidade preliminares do empreendimento e do negócio mais abrangentes e completos, de forma que, nesta fase inicial, os clientes tenham subsídios necessários para a garantia e seguridade de seu investimento.

 

 

Mudanças do mercado imobiliário

O mercado imobiliário brasileiro viveu a última década de muito dinamismo. Acompanhando o ciclo econômico do país em alta, experimentou um forte crescimento e registrou o auge da prosperidade, quando investidores do setor financeiro migraram para o setor produtivo, alterando significativamente o cenário do desenvolvimento dos negócios imobiliários nos últimos anos no país. Esta alavancagem do setor resultou tanto no aumento no número de negócios gerados como na demanda por análises mais profissionais dos negócios para evitar riscos.

“Mesmo diante da atual crise econômica brasileira, os negócios imobiliários devem permanecer na mira dos investidores. A diferença é que, desta vez, se analisará mais a fundo o grau de investimento, que se dará em um negócio seguro e rentável”, analisa Roberto de Souza, presidente do CTE.

Thomaz Assumpção, presidente da Urban System, corrobora com esse atual cenário e complementa: “é fundamental hoje se obter um panorama real do mercado e da lógica urbana em que o projeto está inserido para a tomada de decisão de investimento em um empreendimento”.

Por estas razões, CTE e Urban System criaram esta consultoria especializada para apoiar a investidores, incorporadoras, construtoras, loteadoras e proprietários de áreas já na concepção do empreendimento, e em diversos segmentos (como residencial, coorporativo, logístico, loteamentos residenciais, etc.), fornecendo uma gama de subsídios para a tomada de decisões, de forma a garantir que seus riscos sejam os menores possíveis.

 

Passo a passo da consultoria

A consultoria para empreendimentos em fase de concepção prevê a avaliação do potencial de retorno do empreendimento e identificação de possíveis riscos para o sucesso do negócio. Por isso, este estudo preliminar envolve três frentes de diagnóstico: análise do mercado, análise técnica e análise econômico-financeira.

Estudo de viabilidade mercadológica, contemplando:

 

Estudo de viabilidade técnica, com análise crítica do material já existente do empreendimento e identificação de possíveis riscos para o negócio, tais como:

 

Com elaboração do estudo de viabilidade econômico-financeira e identificação de possíveis riscos para o sucesso do negócio:

 

Gostou desta parceira?

Entre em contato para saber mais detalhes sobre esta consultoria!

CTE – Área de Negócios Imobiliários: Patrícia Fernandes – pfernandes@cte.com.br – Fone: (11) 2149-0300

Urban System – Área Comercial: comercial@urbansystems.com.br – Fone: (11) 3465-0265