CTE atua na área de desenvolvimento de negócios imobiliários

O deslocamento do fluxo de investimentos do setor financeiro para o setor produtivo alterou sobremaneira o cenário do desenvolvimento dos negócios imobiliários nos últimos anos no país. Esta alavancagem do setor resultou em um aumento significativo no número de negócios gerados, o que demanda uma gestão mais profissional nos empreendimentos.

Por esta razão, em 2007, o CTE criou seu núcleo de Negócios Imobiliários para poder atender a investidores, incorporadoras, construtoras, loteadoras e proprietários de áreas em todo o ciclo de implantação do empreendimento. Desde então, o CTE presta consultoria para a análise da qualidade econômica dos negócios, auxiliando os clientes a viabilizar empreendimentos imobiliários e minimizar os riscos do negócio.

A consultoria do CTE nesta área passou também a contemplar a identificação de oportunidades de negócios, promoção de parcerias estratégicas, governança corporativa, desenvolvimento e estruturação de empreendimentos imobiliários e de base imobiliária.

O núcleo de Negócios Imobiliários atua em diversos segmentos, como residencial, coorporativo, logístico, e hoje também tem forte atuação em empreendimentos voltados ao Programa Minha Casa Minha Vida e em loteamentos residenciais, devido ao cenário atual do setor.

Além de análises gerais preliminares, o CTE lança mão de vários diferenciais em suas consultorias. “A análise de viabilidade e o monitoramento da tendência de resultado dos empreendimentos, por exemplo, são customizados, conforme as particularidades do empreendimento e as necessidades do cliente”, afirma Patrícia Fernandes, engenheira civil e gestora do núcleo.

Outros diferenciais estão focados no tipo de gestão de parcerias e do próprio negócio, que o CTE se propõe a realizar com seus clientes. “Para minimizar riscos técnicos e garantir os melhores resultados para investidores, incorporadores, construtores, proprietários de imóveis e demais agentes do mercado, temos a preocupação de  prezar pelos interesses de todas as partes envolvidas, e ter um olhar crítico sobre informações recebidas e geradas. Além disso, pelo fato de o CTE atuar em diversas áreas e etapas do empreendimento, conseguimos reunir diversas expertises fundamentais para o desenvolvimento de novos negócios”, destaca Patrícia. 

Veja os produtos oferecidos pelo núcleo de Negócios Imobiliários do CTE

ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DO EMPREENDIMENTO - Análise e elaboração de estudos de viabilidade econômica e financeira de empreendimentos imobiliários e de base imobiliária, incluindo a realização de orçamento paramétrico da obra, se necessário. Estudos modelados de acordo com as particularidades do negócio. Cálculo dos principais indicadores de resultado (taxa interna de retorno, margem e lucro a valor presente, mês de payback, exposição máxima, etc.). Apresentação do potencial resultado do negócio, com identificação dos seus riscos e análise de sensibilidade a partir de cenários alternativos.

GESTÃO DE PARCERIAS - Aproximação dos diversos agentes envolvidos nas etapas do empreendimento e promoção de parcerias estratégicas para a viabilização de novos negócios. O CTE conta com uma vasta rede de contatos cultivada ao longo de 26 anos de atividade no mercado da construção, o que facilita o acesso a investidores, incorporadoras, construtoras, escritórios de arquitetura, imobiliárias, proprietários de áreas, entre outros.

DESENVOLVIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS - Coordenação da elaboração de estudos de massa e pesquisa de mercado para definição de produto, valores de venda e locação; elaboração de estudo de viabilidade econômica e financeira de empreendimentos e prospecção de investidores.

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS - Governança corporativa do empreendimento para minimização dos riscos do negócio. Elaboração do macrocronograma físico e financeiro do empreendimento, e definição de metas e indicadores de resultado do negócio.  Monitoramento do progresso físico e do desempenho econômico, financeiro e comercial do empreendimento ao longo de todo seu ciclo de implantação. Identificação de eventuais desvios em relação ao planejado e atualização da tendência dos indicadores de resultado do empreendimento, contribuindo assim para a tomada de ações preventivas e corretivas.

Confira os principais projetos desenvolvidos pelo núcleo de Negócios Imobiliários

 

 

Para saber da atuação do CTE no desenvolvimento de negócios imobiliários, entre em contato com:

Patrícia Fernandes (gestora do Núcleo de Negócios Imobiliários do CTE): pfernandes@cte.com.br