CTE auxilia empresas na etapa de desenvolvimento do negócio e na gestão de seus projetos

A fase de obras em um empreendimento imobiliário apresenta, indiscutivelmente, a parcela mais significativa dos investimentos necessários ao negócio. Por isso, a definição do projeto mais otimizado e um bom planejamento anterior à etapa de implantação é fundamental para o êxito do negócio, ainda mais no momento econômico atual do país.

“A racionalização dos processos construtivos e otimização de recursos são fundamentais, visto que, com as margens dos negócios cada vez mais apertadas, os riscos são maiores. Por isso, a etapa de desenvolvimento e gestão dos projetos é de vital importância para o sucesso do negócio”, explica Rodrigo Perez Duarte, gerente de contratos da unidade de Gerenciamento de Projetos & Obras do CTE.

O desenvolvimento não estruturado de um projeto pode trazer uma série de prejuízos ao empreendimento e parceiros envolvidos. O processo que antecede a implantação de um projeto é caracterizado por muitas incertezas, desde a própria definição do melhor produto a ser desenvolvido, até sua viabilização técnica e econômica. Com tantas indefinições e diferentes interesses dos vários agentes envolvidos, que usualmente assumem riscos consideráveis nesta etapa, é muito comum que o resultado obtido ao término do desenvolvimento seja insatisfatório.

Por vezes, por falta de clareza necessária à tomada de decisões, os projetos são abortados ou, no pior dos casos, lançados com base em premissas incompatíveis às reais condições de execução ou de mercado, impactando diretamente em problemas de escopo, prazos e qualidade, bem como importantes aumentos de custo de execução e operação.

PRÉ-ENGENHARIA E GESTÃO DE PROJETOS 

Pensando na redução dos riscos dos empreendedores e seus parceiros, o CTE vem auxiliando tecnicamente as empresas com uma abordagem de trabalho integrada, fruto de uma equipe multidisciplinar bastante abrangente, que compõe vários processos e atividades, tais como: 

Todo o trabalho do CTE é desenhado de acordo com as necessidades do cliente e características dos projetistas, e pode ser conduzido sob a ótica do conceito BIM (Building Information Modeling), ou sobre conceitos tradicionais (2D).

Além disso, a equipe do CTE que atua na gestão técnica de projetos é composta de profissionais multidisciplinares, capacitados para atuar nas mais diversas tipologias de empreendimentos. Pela natureza dos produtos oferecidos pelo CTE e sua atuação no mercado há mais de 25 anos, a equipe conta também com especialistas em temas referentes à Norma de Desempenho (NBR 15.575) e Norma de Acessibilidade (NBR 9050), em projetos com forte viés de sustentabilidade (green buildings, certificados ou não), em planejamento de obras, dentre outros.

“Temos a responsabilidade de compatibilizar todas as interfaces e direcionar as definições de cada tipo de solução de maneira que estas atendam ao escopo, prazo, qualidade e custo para execução. Reduções de prazo e otimizações de custos dependem de um projeto desenvolvido com responsabilidade, que atenda a todas as restrições aplicáveis, uma vez que a etapa de obras dificilmente permite uma redução expressiva de custos e um ganho de eficiência. Tais possiblidades devem ser estudadas, analisadas e implantadas anteriormente, na elaboração dos projetos, pois é nesta fase que a arquitetura e engenharia de fato são exercidas”, complementa Juliana de Toledo Barros, gerente de projetos da unidade de Gerenciamento de Projetos & Obras do CTE.

DIÁLOGO COM OS CLIENTES

Nos últimos anos, o CTE vem auxiliando clientes de diferentes naturezas nesta etapa de desenvolvimento do negócio e gestão de seus projetos, como incorporadores, construtores e investidores, dentre eles: Pátria Investimentos, MSB Sanchez, Edalco Construtora, GEP Realizações Imobiliárias, Áquilla Asset, Rodobens Negócios Imobiliários, Patrimônio Incorporações, Whirlpool Latin America, LOG Commercial Properties, R. Yazbek, Grupo Feller, GBX Capital, Brookfield Shopping Centers.

 

VEJA ALGUNS PROJETOS COORDENADOS PELO CTE

 

Rodrigo Perez (gerente de contratos da unidade de Gerenciamento de Projetos & Obras do CTE): rodrigo@cte.com.br