Mais de 50 empresas capacitadas na Norma de Desempenho pelo CTE

Em julho de 2013, quando entrou em vigor a Norma de Desempenho NBR 15.575, que estabelece requisitos mínimos para edificações habitacionais, o CTE desenvolveu o Programa de Capacitação na Norma de Desempenho para empresas incorporadoras, construtoras e projetistas.

Além de capacitar os profissionais para o atendimento aos requisitos técnicos da Norma, o Programa oferece à empresa os conhecimentos específicos para a realização de adequações nas diversas áreas e processos para cumprimento das exigências, uma vez que, dependendo da empresa e de sua atuação, a nova Norma pode gerar a necessidade de requalificação das equipes de projetistas, de obra e engenharia, de adequação dos projetos, reavaliação dos custos da construção, investimentos nas áreas de desenvolvimento tecnológico, reestruturação na seleção de sistemas e materiais, ente outras.

“Mais do que atender meramente aos requisitos técnicos, a Norma traz uma necessidade de mudanças no modo de definir o produto a ser construído, projetar, especificar os sistemas e materiais e ainda construir”, afirma Marcia Menezes, diretora da área de Inovação & Tecnologia do CTE.

O Programa, com duração de 5 meses, contempla cinco oficinas de treinamento, que abordam conceitos, normalização aplicável, relação dos requisitos com os processos de projeto, suprimentos, execução e com o uso e operação, além do desenvolvimento de ferramentas para controle do atendimento ao requisito.

“Na análise de cada tema, por exemplo, a empresa precisa ter a certeza de que os sistemas construtivos adotados em seus padrões estão aptos a atenderem a Norma. Para tal, muitas vezes, são necessários testes ou ensaios dos materiais, elementos e componentes que podem ser realizados pelas construtoras ou por fabricantes. Outras vezes, cálculos ou simulações já são suficientes”, comenta Maurício Hino, diretor da área de Qualidade & Processos do CTE.

As Unidades de Inovação & Tecnologia e Qualidade & Processos do CTE são as responsáveis pelo desenvolvimento do Programa, realizado em duas frentes: em grupos de empresas ou “in company”.

Desde o início do lançamento do Programa, já foram atendidas mais de 50 empresas em SP, GO, MG, ES, e o CTE estuda viabilizar mais grupos em outros estados firmando parcerias locais com entidades representativas do setor.

 

Capacitação em grupo

No caso do Programa de Capacitação em grupo, são realizadas 5 oficinas onde são apresentados os conceitos e requisitos das 6 partes da NBR 15.575, com a possibilidade de realização de visitas de consultoria em cada empresa inscrita para aprofundamento e elaboração de planos de ação para o atendimento dos requisitos.

Veja os Programas de Capacitação em grupo realizados e os novos grupos que estão sendo formados:

 

Primeiro grupo de empresas de São Paulo participa das oficinas do Programa de Capacitação na Norma de Desempenho na sede do CTE, em 2013

Primeiro grupo de empresas de São Paulo participa das oficinas do Programa de Capacitação na Norma de Desempenho na sede do CTE, em 2013

 

SÃO PAULO (SP)

Grupo 1 – Programa concluído na sede do CTE em 2013, com a participação das empresas Diálogo Engenharia, JNA Arquitetos, BKO Incorporadora e Construtora, Arco Engenharia, Carvalho & Silveira Arquitetura.

Grupo 2 – Programa concluído na sede do CTE em 2014, com a participação das empresas Tiner Empreendimentos e Participações, Souen & Nahas Construtora e Incorporadora, Construtora Paulo Makoto, Vista Engenharia.

Grupo 3 – Programa concluído na sede do SINDUSCON-SP em 2014, com a participação das empresas Construtora Itajaí, Múltipla Engenharia, Construtora Faleiros, Saned Engenharia, Pentarco, Labutare, Galmon, Ferriani Projetos, Marth Engenharia.

Grupo 4 – Previsão de início do Programa na sede do CTE em 31/07/14.

Grupo 1 AsBEA – Previsão de início do Programa para projetistas, em parceria com a Asbea, em 06/08/14.

 

GOIÂNIA (GO)

Grupo 1 – Programa concluído com apoio da ADEMI-GO, com a participação das empresas Serca Construtora, Consciente Construtora e Incorporadora, Lourenço Construtora e Incorporadora, Construtora Moreira Ortenge, FR Incorporadora, Engel Engenharia e Construções, HSI Incorporadora e Dinâmica Engenharia. 

Grupo 2 – Novo grupo aguardando adesões. Previsão de início no segundo semestre de 2014.

 

BELO HORIZONTE (MG)

Grupo 1 – Programa em andamento com apoio do SINDUSCON-MG e MGODOI, com a participação das empresas Construtora Castor, Patrimar Engenharia, ARE Construção e Incorporação, Sudeste Engenharia, Construtora V2, Marítima Engenharia e Construções, Privilege Construtora, EBHIG Participações e Empreendimentos, Construtora Agmar, Dávila Arquitetura e Engenharia.

 

UBERLÂNDIA (MG)

Grupos 1 – Previsão de início do Programa com apoio do SINDUSCON-TAP em 07/08/14.

 

VITÓRIA (ES)

Grupo 1 – Programa em andamento com apoio do SINDUSCON-ES, com a participação das empresas Argo Construtora, CG Engenharia, GS Construtora, Ibeza Incorporações, Lorenge, M. Santos Construtora, Mazzini Gomes Construtora, Metron Engenharia/Inocoopes, Morar Construtora e RS Construtora.

 

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Vitória(ES), em 2014

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Vitória(ES), em 2014

 

Atendimentos personalizados

No caso dos Programas de Capacitação “in company”, o número de oficinas é ajustado às necessidades de cada empresa, com a possibilidade da realização das visitas de consultoria como aprofundamento. Até o momento, as empresas que já participam dessa modalidade de Programa foram: Even, Trisul, Stuhlberger, Kallas e Aflalo & Gasperini Arquitetos.

Além do Programa de Capacitação, o CTE também realiza a análise de projetos e obras com foco no atendimento à Norma de Desempenho. Neste tipo de consultoria, estão sendo atendidos os seguintes projetos e empresas: Empreendimento Ilha Pura (Odebrecht), Empreendimento Metropolitan 2 (EBM), Alojamentos ITA (Aflalo & Gasperini Arquitetos) e Empreendimento Caiowaa (ORI).

 

Márcia Menezes e Maurício Hino ministram oficina do Programa in company na Even

Márcia Menezes e Maurício Hino ministram oficina do Programa in company na Even

 

Para saber como se integrar e participar do Programa de Capacitação na Norma de Desempenho do CTE, entre em contato com:

Márcia Menezes (diretora da área de Inovação & Tecnologia do CTE): marciame@cte.com.br

Maurício Hino (diretor da área de Qualidade & Processos do CTE): mauricio@cte.com.br