Gestão sustentável dos estádios

CTE desenvolve as oficinas do Programa de Treinamento em Sustentabilidade para operadores dos 12 estádios da Copa, de iniciativa da FIFA.

 

A sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes da Copa do Mundo 2014. Tanto os projetos de mobilidade urbana desenvolvidos pelas 12 cidades brasileiras que sediarão os jogos como a busca por certificações ambientais pelos 12 estádios que receberão os eventos demonstram a relevância do tema.

A ideia da FIFA e dos organizadores locais da Copa sempre foi, desde o início, que o evento fosse sustentável e deixasse um legado ambiental e social duradouro. Para garantir esse legado, principalmente dentro dos estádios, a FIFA e o Comitê Organizador Local investiram em um Programa de Treinamento em Sustentabilidade para operadores dos 12 estádios que serão palco dos jogos em 2014.

O objetivo do Programa é promover a gestão futura destas instalações de forma sustentável e, para isso, serão treinados, em três oficinas, os profissionais responsáveis pela administração dessas arenas para que conheçam tanto o potencial de desempenho dos estádios certificados como os conceitos básicos que envolvem uma gestão sustentável.

 

O CTE será o responsável pelas três oficinas do Programa, que tratarão essencialmente dos temas da sustentabilidade corporativa, tanto de meio ambiente, consciência energética e consumo de água quanto de responsabilidade social, interação com a comunidade, questões trabalhistas e relações no trabalho.

“O objetivo é que, ao longo das três oficinas, os operadores dos estádios das 12 sedes entendam esses processos e conceitos e os apliquem em suas rotinas de forma evolutiva na gestão dos estádios, durante e depois da Copa”, explica Márcia Menezes, diretora da área de Inovação e Tecnologia do CTE, responsável pelos treinamentos.

 

 

A primeira oficina aconteceu em Curitiba, no Paraná, nos dias 15 e 16 de agosto, com a presença dos gestores dos 12 estádios, representantes da FIFA, da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo da FIFA, da CBF e de várias secretarias de esportes, com apoio do Ministério do Esporte e da prefeitura de Curitiba.

As duas próximas oficinas estão previstas para novembro de 2013 e fevereiro de 2014, em locais ainda a serem definidos.

O vídeo sobre este primeiro treinamento está disponível em:

http://www.fifa.com/worldcup/news/newsid=2153343/index.html

 

(Photo by Friedemann Vogel - FIFAFIFA via Getty Images)