Curtas da Construção

Ocupar o espaço - As pequenas e médias empreiteiras, representadas pela CBIC, se articulam para ocupar o espaço das grandes, abatidas pela Operação Lava-Jato. Estudam criar consórcios para pegar obras pesadas.
 (O Globo, Panorama Político, 12/02/2015)

Novos Shoppings - A Saga Malls, empresa de shopping centers com sede em Goiânia, planeja a construção de quatro empreendimentos nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste. O pacote terá um aporte total de R$ 900 milhões, entre recursos próprios, de investidores e financiamentos. Com previsão de entrega em 2017 e 2018, três dos centros de compras ficarão em Goiás, Tocantins e Distrito Federal. O quarto será no Sudeste, mas o Estado ainda não foi definido pelo grupo. (Folha de São Paulo, Mercado Aberto, 12/02/2015)

Pé na tábua - A despeito do cenário conservador, a construtora carioca Fmac prevê lançar ao menos quatro empreendimentos, totalizando 700 unidades, em 2015. O VGV deverá superar R$ 250 milhões. (IstoÉ Dinheiro, 11/02/2015)

Energia solar - Unidades do programa Minha Casa, Minha Vida contarão com sistema de uso de energia solar com tecnologia alemã. O Aquakent, aquecedor solar de tubo a vácuo com selo A certificado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de SP, será implantado pela Jamp Energia Limpa. Segundo a empresa, têm índices de absorção de irradiação solar de até 93%. (O Dia, Imóveis, 10/02/2015)

Cachoeira sustentável - Cinco quedas d'água artificiais serão instaladas ainda este ano na extensão do Parque Madureira. O novo espaço terá água reutilizada e tratada (é o que promete a prefeitura), e será aberto a quem quiser se refrescar - daí as mulheres de biquíni na foto. Sustentabilidade é a palavra-chave do projeto, e o sistema de irrigação das plantas será feito com a captação da água da chuva, dos telhados e dos poços artesianos. As cachoeiras, com 3m de altura, vão ocupar, ao todo, uma área de 120 metros de extensão. (O Globo, Gente Boa, 10/02/2015)