Aluguel corporativo em SP ficará mais caro em 2015

O preço do aluguel de imóveis corporativos na região metropolitana de São Paulo ficará mais alto a partir de 2015, de acordo com projeção da EY (antiga Ernst & Young).

Com a desaceleração no ritmo da construção de novos empreendimentos, a demanda por escritórios deverá superar a oferta em quase 300 mil metros quadrados no próximo ano.

O preço médio do metro quadrado passará dos atuais R$ 120 para R$ 140.

"De 2012 até este ano, o setor teve mais imóveis disponibilizados do que procurados. Isso deverá se inverter a partir de 2015", diz Viktor Andrade, diretor da EY. Para 2014, ainda há um alto volume de estoque a ser consumido, segundo o executivo.

A estimativa é que hoje exista a disposição das empresas 163 mil m² a mais do que o procurado. "O que está no mercado hoje foi formado há três anos, tempo que leva para uma obra ficar pronta."

Com pouco espaço para receber novas construções, o Rio de Janeiro tem comportamento distinto.

"Praticamente tudo que é colocado para locação na cidade é ocupado. Esse cenário deverá mudar ainda neste ano, com a entrega de alguns prédios na região do Porto Maravilha", afirma.

Para o período entre 2014 e 2016, a consultoria projeta um descolamento entre a oferta e a procura de escritórios na cidade e um crescimento na taxa de vacância.

"Os novos imóveis serão rapidamente absorvidos pela demanda reprimida."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2014/03/1418405-aluguel-corporativo-em-sp-ficara-mais-caro-em-2015.shtml