Seis dicas para as empresas realizarem um evento sustentável

O Brasil é um dos países que mais realizam eventos internacionais no mundo, segundo dados do último relatório da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), divulgado em 2013. São seminários, cursos, congressos, encontros corporativos ou culturais. Ele ocupa o sétimo lugar no ranking mundial, com um total de 360 eventos em 2012, e o primeiro no ranking da América Latina. No mercado de eventos nacionais, estimativas mostram que são cerca de 330 mil ao ano.

Com o número crescente de eventos no país, os impactos ambientais também são ampliados: consumo de água, emissão de gases poluentes, produção de resíduos sólidos, consumo de energia e efeitos sobre a biodiversidade. A gestão ecoeficiente surge como diferencial estratégico, oferecendo benefícios ao meio ambiente, sociedade, e também aos negócios. Mas como realizar um evento sustentável na sua empresa?

Um relatório elaborado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, em parceria com o Sistema de Inteligência Setorial de Santa Catarina (Sis/Sebrae), apontou iniciativas que podem fazer a diferença na promoção de um evento. São elas:

1. Faça um planejamento completo

O fundamental para o sucesso de evento sustentável é planejar as ações. Avalie o pré, durante e pós, abordando todas as dimensões do tripé social, ambiental e econômico.

2. Forme uma equipe multidisciplinar

Abra espaço à diversidade: além de promover aspectos sociais, você ampliará a possibilidade de ideias e soluções inovadoras.

3. Contrate fornecedores sustentáveis

Adotar procedimentos internos são importantes, mas certifique-se que seus fornecedores também ajam de maneira responsável e coerente com os princípios adotados.

4. Mantenha a acessibilidade

Todos devem ter acesso facilitado ao evento. Portanto, escolha um local que seja acessível, ou realize as adaptações necessárias.

5. Diminua impactos ambientais

Esta dimensão envolve gestão eficiente de energia, água e resíduos sólidos. Procedimentos como regulagem do ar condicionado, iluminação natural e coleta seletiva são alguns exemplos que podem reduzir impactos.

6. Neutralize as emissões de carbono

Calcule o total da emissão, desde a preparação até o pós-evento, assim como a quantidade de árvores a serem plantadas. Se optar por compra de créditos de carbono, procure empresas reconhecidas e exija o certificado de garantia.

A certificação é uma demanda crescente em todo o mundo. A norma ISO 20121 especifica os requisitos de um sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos, e tem como objetivo auxiliar as organizações e indivíduos neste quesito.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/seis-dicas-para-a-realizacao-de-um-evento?tag=eventos-sustentaveis