Lançamentos de imóveis comerciais devem reduzir no próximo ano

O lançamento de número de empreendimentos comerciais deve reduzir no próximo ano nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro. É o que afirma o comitê de mercado do NRE-Poli (Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP).

De acordo com o estudo, 34% dos integrantes do comitê acreditam que o número de novos empreendimentos lançados será menor no próximo ano. Destes 25% acreditam que será muito menor. Já 16% acreditam que será equivalente a deste ano, enquanto 13% afirmaram que haverá crescimento moderado e 12% crescimento expressivo.

 A queda no lançamento, segundo os participantes, se deve por dois motivos. O primeiro é pelo número de imóveis vazios. O segundo é que ao considerar que é um investimento de longo prazo, a tendência dos investidores é de fazer uma leitura do mercado futuro em cenário de espelho da conjuntura e não de ondas, como tem sido o comportamento deste mercado.

 Aluguel Em relação ao valor do aluguel, o comitê da USP afirma que haverá redução no próximo ano, motivados pelos imóveis vazios. Entre os consultados, 64% declararam que haverá queda moderada no valor dos imóveis, 13% queda acentuada. Outros 22% apostam em estabilidade e 1% em crescimento moderado.

Fonte: InfoMoney