INFRA-ESTRUTURA: Ministro Paulo Bernardo discute tema na Itália

 

SÃO PAULO, 11 de novembro de 2008 - O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, apresentará na próxima quinta-feira palestra a empresários italianos no seminário "Os Sistemas Infra-Estruturais: Fatores de Integração e Desenvolvimento da América Latina". O evento ocorrerá em Milão, cidade que fica a cerca de 600 quilômetros de Roma.

A assessoria do ministro divulgou ontem que sua palestra enfocará "a nova fase do desenvolvimento econômico" no Brasil e nos países vizinhos. Paulo Bernardo recebeu a incumbência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de enfatizar, nos contatos com empresários italianos, as oportunidades de investimentos em infra-estrutura na América do Sul.

Na agenda do ministro em sua viagem à Itália, consta ainda exposição sobre melhorias no ambiente de negócios no Brasil, onde o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é prioridade absoluta do governo federal. Na pauta, estarão temas como serviços de energia, comunicações e transportes, com destaque para o trem de alta velocidade Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas.

Promovido pela Câmara de Comércio de Milão, o objetivo do seminário é criar oportunidades de negócios para empresários italianos dispostos a investir na América Latina. Simultaneamente, acontece também a Expo Milão 2015, que se constitui em uma vitrine internacional das atividades dos países latinos na área de infra-estrutura.

Dados do Banco Mundial (Bird) mostram que os países da América Latina investem apenas 2% em média de seus respectivos Produtos Internos Brutos (PIB) em infra-estrutura, enquanto países da Ásia, como Coréia do Sul, China e Japão, investem de 4% a 6% de todas as riquezas que produzem, em um esforço que congrega Poder Público, iniciativa privada e bancos de desenvolvimento.

As informações são da Agência Brasil. (Redação - InvestNews)