CTE gerencia projeto e obras do Boulevard Londrina Shopping, no Paraná

 O CTE, via sua Unidade de Gerenciamento de Projetos e Obras, fechou parceria com a Sonae Sierra Brasil, especialista em shopping centers, para gerenciamento das obras do Boulevard Londrina Shopping, no Paraná.

As obras do Boulevard Londrina Shopping, que leva a assinatura da Sonae Sierra Brasil e integra o Complexo Marco Zero (localizado na região leste da cidade), começaram no último mês de Setembro. O Shopping, de aproximadamente 47,8 mil m² de ABL (Área Bruta Locável), com inauguração prevista para 2012, terá investimento líquido na ordem de R$ 212,1 milhões.

O trabalho do CTE de gerenciamento da obra do Shopping irá englobar desde a coordenação dos projetos executivos e a fiscalização da execução do empreendimento (assegurando o escopo, o prazo e a qualidade previamente contratados) até a coordenação do comitê de lojista, onde atuará na liberação de projetos de lojas e acompanhamento também dessas obras.

Para isso, o CTE contará inicialmente com uma equipe de 14 profissionais, entre engenheiros, arquitetos, técnicos e estagiários. Unindo a experiência profissional de cada colaborador a todo o know-how do CTE, a equipe terá pela frente um grande desafio profissional e deverá se manter motivada para atuar ao longo de um projeto de tal porte, que envolverá aproximadamente 900 colaboradores diretos, cerca de 40 empresas subcontratadas, além de mais de 200 lojas a serem construídas, entre âncoras e satélites.

 

 

 

 

O Boulevard Londrina Shopping

O shopping terá dois pisos de 47,8 mil m², que vão abrigar 236 operações, sendo 197 lojas satélites, oito âncoras (estão confirmados como âncoras no novo shopping: Walmart, Etna, Magic Games e Cinemark), três semi-âncoras, 23 lojas de fast food, dois restaurantes, um hipermercado, sete salas de cinema, além de área de lazer e estacionamentos subterrâneos.

O projeto arquitetônico do Boulevard Londrina busca aliar o centro de compras a um espaço de cultura, lazer e convivência. Com fachadas envidraçadas, o projeto foi inspirado na ''Pequena Londres'' e traz na parte externa um grafismo que remete aos detalhes da bandeira inglesa.

 Na praça de alimentação, localizada no 2° piso, haverá um terraço para que os visitantes possam apreciar a vista externa. O espaço gastronômico também contará com restaurantes que abrigam áreas abertas, possibilitando a integração do boulevard ao Complexo Marco Zero. O caminho, com 700 m de extensão e 26 de largura, interligará o shopping aos edifícios do complexo. Já o paisagismo externo vai contemplar espelhos d’água e plantas exuberantes.

No âmbito sustentabilidade, a concepção e implementação do shopping terá um sistema de captação de águas pluviais, reutilizadas nas redes de incêndio, irrigação e limpeza. A concepção e implementação do Boulevard Londrina seguirá um sistema de gestão e monitoramento, todo automatizado, garantido a otimização dos recursos e com a finalidade de minimizar os possíveis impactos ao meio ambiente, seguindo as diretrizes da política de responsabilidade corporativa da Sonae Sierra Brasil.

Todos esses procedimentos serão monitorados para que a obra obtenha a certificação ISO 14001, que atesta a preocupação ambiental durante a construção. Outra meta a ser alcançada será a conquista do certificado em Segurança e Saúde de acordo com a norma OHSAS 18001 (Sistema de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional).

 As obras do shopping serão tocadas por cerca de 900 trabalhadores e, com a sua inauguração, mais de três mil empregos diretos serão gerados.

 

 

 

 

 

O Complexo Marco Zero

O potencial econômico da cidade de Londrina foi um dos fatores que motivaram o grupo Sonae Sierra Brasil a investir no Boulevard Londrina Shopping.

Outro ponto a favor para o investimento do grupo foi o fato de o shopping fazer parte do Complexo Marco Zero, um projeto que revitalizará toda a região leste de Londrina, ocupando uma área de 180 mil m² e consumindo investimentos de cerca de R$ 800 milhões.

O Complexo Marco Zero, além do shopping, inclui estacionamentos subterrâneos, hotel, centro de convenções, teatro, duas torres comerciais e cinco residenciais. A exemplo do Boulevard Londrina Shopping, as obras do complexo também devem ter início ainda este ano.

 

 

 

 

A Sonae Sierra Brasil

A Sonae Sierra Brasil é uma empresa especialista em shopping centers com a expertise de suas acionistas controladoras: a europeia Sonae Sierra e a americana Developers Diversified Realty (DDR).

A empresa é proprietária e administradora de 10 shoppings em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Pátio Brasil (Brasília-DF); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D'Oeste-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP) Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP) e Manauara Shopping (Manaus-AM), totalizando 364.1 mil m² de Área Bruta Locável (ABL).

A Sonae Sierra Brasil segue sua estratégia de crescimento com o desenvolvimento de três novos projetos (Uberlândia Shopping, em Uberlândia-MG, o Boulevard Londrina Shopping, em Londrina-PR e o Passeio das Águas Shopping, em Goiânia-GO) e duas expansões (Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo-SP e Campo Limpo, São Paulo-SP).

 

  

 

 

 * Marcos Andrade é colaborador do CTE, Gerente de Contrato da Unidade de Gerenciamento de Projetos e Obras, responsável pelas obras do Shopping de Londrina. Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá, com 20 anos de experiência na área de construção civil, principalmente no segmento de obras comerciais e industriais. Atua, desde 1998, na área de shopping center, executando tanto obras de ampliação e manutenção como construção de novas lojas.